Mundo

27 horas para uma cirusgia que separou gémeos unidos pela cabeça

Este tipo de união entre gémeos é muito rara, acontecendo apenas uma vez em cada 2,5 milhões de partos.

Anias e Jadon McDonald são dois meninos de 13 meses que nasceram, em Chicago (EUA), unidos pela cabeça.

Na última sexta-feira, os bebés passaram 27 horas dentro de um bloco operatório com uma vasta equipa médica que trabalhou para conseguir separar os dois irmãos e evitar lesões cerebrais permanentes.

A CNN refere que a cirurgia demorou 16 horas e que foram precisas mais 11 horas para que os cirurgiões conseguissem reconstruir os crânios dos bebés.

Jadon foi o primeiro irmão a sair do bloco. Quando a mãe o viu não conseguiu conter as lágrimas: “O meu menino”, balbuciou enquanto chorava de alegria. Mais de cinco horas depois foi a vez de Anias ser levado para os cuidados intensivos.

Os dois irmãos, que não se conhecem, têm pela frente difíceis meses de recuperação, mas os pais estão confiantes.

Numa publicação feita na sua página do Facebook, a mãe dos bebés, Nicole McDonald, explica ao pormenor as dificuldades médicas sentidas durante a operação, entre as quais o facto de haver mais tecido vascular partilhado do que aquele que os exames tinham mostrado. “A atmosfera era de celebração, mas ao mesmo tempo de incerteza”, escreveu a progenitora.

O cirurgião que liderou a equipa médica, Goodrich, confessou que este foi um dos casos mais difíceis da sua carreira, mas está confiante na recuperação dos dois bebés que, finalmente, vão poder conhecer-se.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas