6 de que o metabolismo está 'virado do avesso'

6 de que o metabolismo está 'virado do avesso'

20 Outubro, 2016 0 Por Staline Satola

Ora demasiado acelerado, ora demasiado lento. O metabolismo deve estar equilibrado, mas para consegui-lo é preciso saber ouvi-lo.

É com o bom funcionamento do metabolismo que ganhamos saúde, força e energia.

Equilíbrio é a palavra de ordem, mas para conseguir tal há que cuidar, ouvir e saber dar valor aos sinais que o corpo dá quando o metabolismo está ‘virado do avesso.

“O nosso metabolismo é basicamente o nosso corpo a converter a comida em energia. (…) Quando as pessoas falam sobre um metabolismo acelerado ou lento, estão a referir-se à quantidade de calorias que o corpo queima durante este processo para dar ao corpo as suas necessidades básicas. A isso também chamamos de taxa metabólica de repouso”, explica a coach de nutrição Candice Seti, em declarações ao site Bustle.

Independentemente do ritmo a que o metabolismo está – se rápido ou lento – os sinais que o corpo dá são bem claros e jamais devem ser desvalorizados, uma vez que podem estar na base de outros problemas de saúde associados a este desequilíbrio.

O cansaço constante e até mesmo extremo é um dos sinais de alerta, visto que espelha a incapacidade do corpo regular os níveis de açúcar ou as hormonas. Mas um metabolismo desregulado pode ser ainda a causa da vontade desenfreada de comer açúcar e das mudanças constantes de humor, que podem ainda dar origem a estados depressivos.

De acordo com a publicação, as mulheres devem também prestar mais atenção à própria menstruação, uma vez que o metabolismo descontrolado pode dar origem a ciclos menstruais pouco ou nada regulares. Também mais comum no sexo feminino é o ganho inesperado de peso e de gordura acumulada, duas situações que acontecem devido à incapacidade do organismo transformar a comida em energia.

O aparecimento de acne é também um sinal claro de um metabolismo virado do avesso.

A prisão de ventre, a as idas constantes à casa de banho, perda de cabelo – muitas vezes associada a problemas de tiroide, muito relacionados com um metabolismo desregulado – e as temperaturas corporais oscilantes são também sinais de alarme e que devem levar as pessoas a procurar a ajuda de um médico ou nutricionista.

 

Imagem: iStock