Tecnologia

Conhece os perigos das redes wi-fi públicas? A Kaspersky ajuda

A Kaspersky apresentou um evento em Madrid, onde iria ser apresentado o novo software antivírus, o Karpesky Internet Security 2017, com o tema de que nos juntaríamos a um grupo de resistência, sendo que o grande foco foi os perigos da utilização de redes wi-fi públicas.

Quando entramos no bunker da ciber resistência, foi recebidos pelo nosso líder, que nos chamou a atenção sobre as falhas que a população tem quando acede à internet fora de casa, com especial referência para as redes de wifi grátis e abertas. Segundo o nosso líder, 42% das pessoas utilizam redes wifi abertas, uma das formas preferidas dos hackers para roubarem dados dos utilizadores.

Este foi o ponto de partida do evento, sendo que quatro pessoas apresentaram as suas falhas que foram alertados por outros membros do grupo e que as levou a juntarem-se à resistência.

O primeiro caso foi de um consultor de seguros que ao utilizar uma rede wifi aberta e grátis, iria pôr em causa a segurança do seu computador e das informações de todos os clientes.

Um outro caso foi a recepção de um link, onde poderia ver um vídeo, sendo que no final do vídeo o computador ficaria sequestrado, o famoso ramsonware.

Este tipo de ataques tem sido muito comum nos últimos tempos.

Segundo a Kaspersky, só no 1º trimestre de 2016 houve um aumento de 30% deste tipo de ataque,s o que demonstra que é um ataque cada vez mais utilizadores pelos hackers.

Outro exemplo foi de uma mãe, que sempre confiou no filho, no entanto chama-se a atenção para os perigos das redes sociais e do controlo parental que deve haver.

Em mais alguns dados revelados pela Kaspersky, 35% das crianças entre os 8 e os 16 anos não conseguem passar sem redes sociais e 17% quer aparentar ser mais velho do que na realidade é.

Mas 1 em cada 10 crianças afirma que é mais velha nas redes sociais.

O perigo maior é a informação que revela e segundo a empresa, 22% dos menores de 18 anos revelam informação privada sua e dos familiares nas redes sociais.

Este foi o ponto de partida para a apresentação da nova versão do Kasperskly Internet Security 2017, ao qual destaca-se o Secure Connection, Software Updater, Software Cleaner e Safe Kids.

O Secure Connection oferece uma forma segura e encriptada de ligação à internet, muito importante para operações financeiras, sendo que o Software Update irá informar-lhe de atualizações de software do seu computador e após autorizar, irá atualizar os programas sempre a partir dos sites oficiais.

O Software Cleaner irá indicar-lhe quando há uma aplicação “extra” a ser instalada, situação que acontece muito quando instalamos software grátis, que vem com software extra que nós não pretendemos.

O Safe Kids garante ainda proteção às crianças quando navegam na internet, armazenamento depasswords de forma segura e cópias de segurança encriptadas dos nossos dados mais valiosos.

 

Fonte: Tecnologia

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas