Existe sexto sentido?

Existe sexto sentido?

24 Outubro, 2016 0 Por Staline Satola

Sempre se diz que os humanos têm cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Mas pode ser que exista mais um sentido que nos ajude a interagir com o mundo a nossa volta.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine sugere que temos um gene chamado PIEZO2, que é responsável por nos ajudar a fazer o reconhecimento espacial do nosso corpo durante nossas ações e controla aspectos específicos do toque.

Seria como um sexto sentido que nos dá consciência corporal.

Para estudar o tal gene, pesquisadores acompanharam dois pacientes com uma desordem neurológica única: ambos tinham problemas de locomoção, equilíbrio e algumas insensibilidades na pele.

Testes feitos nos laboratórios com os dois pacientes, um de 9 e outro de 19 anos, mostraram que eles tinham mutações exatamente no gene PIEZO2, e que para superar as dificuldades ficaram ainda mais dependentes da visão e dos outros sentidos.

Sexto sentido ajuda a ciência

“Os resultados revelaram que o PIEZO2 influencia no toque, mas mais ainda na capacidade de reconhecimento do próprio corpo. Descobrir o exato papel do gene pode dar pistas para a compreensão de diversos distúrbios neurológicos”, afirmou Cartsen G. Bonnemann.

Pesquisador sênior do Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrames dos Estados Unidos e coautor da pesquisa.

Os cientistas descobriram que mutações no gene PIEZO2 aparentemente bloqueiam a produção e atividade normal das proteínas correspondentes nas células. Em análises em ratos, foi comprovado que a proteína é encontrada nos neurônios que controlam o toque e estimulam a consciência corporal.

“O que é notável sobre esses pacientes é o quanto seus sistemas nervosos compensam sua falta de tato e consciência corporal”, afirmou Bonnemann.

“Isso sugere que o sistema nervoso pode ter vários caminhos alternativos para manter o corpo funcionando, e esses caminhos podem ajudar na criação de novas terapias”.