Curiosidades

Existe sexto sentido?

Sempre se diz que os humanos têm cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Mas pode ser que exista mais um sentido que nos ajude a interagir com o mundo a nossa volta.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine sugere que temos um gene chamado PIEZO2, que é responsável por nos ajudar a fazer o reconhecimento espacial do nosso corpo durante nossas ações e controla aspectos específicos do toque.

Seria como um sexto sentido que nos dá consciência corporal.

Para estudar o tal gene, pesquisadores acompanharam dois pacientes com uma desordem neurológica única: ambos tinham problemas de locomoção, equilíbrio e algumas insensibilidades na pele.

Testes feitos nos laboratórios com os dois pacientes, um de 9 e outro de 19 anos, mostraram que eles tinham mutações exatamente no gene PIEZO2, e que para superar as dificuldades ficaram ainda mais dependentes da visão e dos outros sentidos.

Sexto sentido ajuda a ciência

“Os resultados revelaram que o PIEZO2 influencia no toque, mas mais ainda na capacidade de reconhecimento do próprio corpo. Descobrir o exato papel do gene pode dar pistas para a compreensão de diversos distúrbios neurológicos”, afirmou Cartsen G. Bonnemann.

Pesquisador sênior do Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrames dos Estados Unidos e coautor da pesquisa.

Os cientistas descobriram que mutações no gene PIEZO2 aparentemente bloqueiam a produção e atividade normal das proteínas correspondentes nas células. Em análises em ratos, foi comprovado que a proteína é encontrada nos neurônios que controlam o toque e estimulam a consciência corporal.

“O que é notável sobre esses pacientes é o quanto seus sistemas nervosos compensam sua falta de tato e consciência corporal”, afirmou Bonnemann.

“Isso sugere que o sistema nervoso pode ter vários caminhos alternativos para manter o corpo funcionando, e esses caminhos podem ajudar na criação de novas terapias”.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas