Angola

OGE foi a Conselho de Ministros

Antes de 31 de Outubro o Orçamento Geral do Estado para o próximo ano entrará na Assembleia Nacional. Na sexta-feira foi analisado em Conselho de Ministros.

A proposta de lei do Orçamento Geral do Estado de 2017 (OGE 2017) foi analisada sexta-feira pelo Conselho de Ministros. A proposta do OGE 2017 tem como principal objectivo garantir a estabilidade macroeconómica, por intermédio de instrumentos de política fiscal e monetária que contribuam para o crescimento da economia nacional.

O Orçamento que foi preliminarmente apreciado pela Comissão Económica do Conselho de Ministro e pela Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministro na sua 3ª reunião extraordinária, será analisado hoje pelo Conselho de Ministros e antes de 31 de Outubro enviada à Assembleia Nacional.

A comercialização de diamantes gerou aumento da receita de 59% em Setembro. A receita bruta com a venda de diamantes estabeleceu-se em 144,2 milhões USD em Setembro, superior em 59% ao registo de 90,6 milhões USD relativo ao mês anterior.

O maior nível de receita do ano reflecte o preço de venda do minério que também estabeleceu-se no maior nível do ano, tendo registado aumento de 122,94 USD/quilate para 129,49 USD/quilate e o incremento do volume exportado de 737 mil quilates para 882 mil quilates, de Agosto a Setembro, respectivamente.

A Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos com Financiamento Externo (UTAP) foi criada em Outubro para gestão do financiamento a projectos públicos.

A UTAP criada em Outubro por Decreto Presidencial para funcionar nas dependências do Ministério das Finanças, assume a competência de validar os pedidos de desembolso de fundos em parceria com a Unidade de Gestão da Dívida Pública e de modo independente identificar eventuais constrangimentos e supervisionar a execução dos projectos financiados pelas linhas de crédito.

Espaço Internacional

Na Zona Euro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a política monetária no mesmo nível de Março do ano corrente. O BCE manteve a taxa de juro de referência em 0%, a taxa dos depósitos em -0,4% e o programa de compra de activos no montante de 80 mil milhões de euros por mês, mesmo nível desde Março.

A decisão do BCE teve como fundamentos a manutenção da taxa de desemprego no menor nível do ano, 10,1%, de Abril a Agosto e pelo aumento da taxa de inflação homóloga de 0,2% em Agosto para 0,4% em Setembro, apesar de estabelecer- se abaixo da meta de 2% prevista pelo BCE.

Adicionalmente, o presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi, destacou que não prevê redução dos estímulos no curto prazo, reforçando as expectativas dos analistas de mercado de novos estímulos na reunião de Dezembro.

 

Fonte: OPAÍS

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas