Primeiro fórum angolano de provedores de Internet

Primeiro fórum angolano de provedores de Internet

21 Outubro, 2016 0 Por Staline Satola

O primeiro fórum da Associação Angolana dos Provedores de Serviços de Internet (AAPSI) realiza-se de 24 a 28 do mês em curso, em Luanda, sob o lema “Empreendedorismo na sociedade digital”.

Em entrevista à TPA Online, o presidente da AAPSI, Engenheiro, Sílvio Almada afirmou que a conferência e workshop AONOG (Angola Network Operators Group )2016, será dirigido a 40 estudantes divididos em grupo de 20. A primeira sessão vai versar sobre routing e switching e a segunda  sobre a exploração da tecnologia LINUX, um serviço aberto, que suporta todos os serviços de internet.

“São sessões de treinos, de preparação de técnicos. No fundo são os (técnicos) que suportam, portanto, as distintas redes que existem e mantêm os serviços online”, disse Sílvio Almada.

A conferência, sob lema Empreendedorismo na Sociedade Digital acontece dia 28 com a participação de 130 técnicos, entre provedores de serviços de internet bem como provedores de conteúdos na internet.

“O objectivo é a partilha de conhecimentos. um evento em que pretendemos que os técnicos e gestores possam partilhar informação e realizarem acordos entre si”, adiantou o responsável.

Para além dos prelectores angolanos, A Sociedade internacional de Internet vai participar por videoconferência, numa comunicação feita pelo director regional para África.

Os organizadores pretendem que o fórum se torne anual para que os quadros do sector das tecnologias de informação e comunicação se capacitem e discutam questões que promovam o desenvolvimento do serviço em Angola.

O evento, organizado pela Associação Angolana dos Provedores de Serviço de Internet, em parceria com Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC),  tem o patrocínio da Sociedade de Internet, da Unitel, Angola Cables, Angola Telecom, MS Telecom, Velonet e UniNet.

Fonte: TPA