Curiosidades

Saiba por que as batatas ficam com manchas verdes

Está à procura de umas batatas brancas (amarelas, mais propriamente) mas encontra umas com manchas verdes? Saiba porquê e descubra se é seguro comê-las.

A clorofila é o principal pigmento encontrado nas plantas que as torna verdes. O composto usa a energia do sol durante a fotossíntese. Apesar de as batatas geralmente não serem verdes, quando expostas o suficiente à luz solar, a clorofila começa surgir na superfície das batatas.

Entretanta, a solanina, químico natural encontrado nas batatas, prospera contribuindo para o sabor das batatas e atuando como defesa natural do tubérculo contra o meio ambiente.

No entanto, comer batatas com muita quantidade deste químico pode ser tóxico para o corpo, provocando uma doença chamada de “envenenamento de batata verde”, segundo explica o site Spoon University.

As pessoas que sofrem esta intoxicação podem ter problemas gastrointestinais como náuseas, vómitos, diarreia e, em casos mais extremos, delírio, choque e paralisia.

E não basta descascar as batatas verdes para ser seguro comê-las? O mesmo site destaca que geralmente não, pois apesar de a solanina estar mais ativa na casca da batata, o composto pode ter penetrado o interior da batata. Se a descascar e esta tiver manchas verdes no interior, o melhor é não comer. Até porque este composto não é eliminado pelo calor e só são precisos 2mg para que o estômago de uma pessoa sofra.

Manter as batatas armazenadas num sítio fresco e escuro, longe da luz solar, é a melhor forma de evitar que as suas batatas amarelinhas acabem por ficar com manchas verdes.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas