Dicas!

Quem toma pílula para de ovular? Veja mitos e verdades

A pílula anticoncepcional revolucionou os hábitos sexuais nos anos 60 ao provar sua alta eficácia contra a gravidez indesejada.

De lá para cá, mais de 50 anos se passaram e o método está cada vez mais comum entre as mulheres, sendo famoso atualmente por também ajudar a combater cólicas e até tranquilizar o monstro da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

“Além de reduzir as chances de gravidez com a progesterona, ela tem os benefícios do controle do ciclo, melhora na oleosidade da pele, no cabelo, devido ao estrogênio. Para as disciplinadas que encaixam o remédio na rotina e não esquecem, é uma boa escolha”, afirma Mariane Nunes, ginecologista da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).

Apesar de ser um método usado mensalmente por diversas mulheres, existem muitas dúvidas sobre como o processo da ingestão de hormônios (no caso da pílula, o estrogênio e a progesterona) ocorre no organismo.

Será que o uso contínuo pode ser prejudicial? Tomar pílula afeta a produção hormonal natural? Quem toma o remédio ‘guarda’ os óvulos e atrasa a menopausa? Porque não podemos pular um dia sequer?

Não entre em pânico se não souber as respostas. Para conhecer melhor o processo que se dá no corpo de quem usa o medicamento, as ginecologistas Mariane Nunes, além de Flávia Fairbanks, do Hospital das Clínicas, Márcia Araújo, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e Heloísa Brudniewski, responderam as questões do site UOL.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Veja também!

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas