Viagem a Marte?

Viagem a Marte?

20 Outubro, 2016 0 Por Staline Satola

As viagens a Marte têm sido um tema bastante falado nos últimos tempos. Só nas últimas semanas o CEO da SpaceX Elon Musk anunciou os seus planos de vender bilhetes para o planeta vermelho a $200,000. Por outro lado, o CEO da Boeing Dennis Muilenburg diz que quer lá chegar antes de Musk.  Já para não falar dos planos de enviar humanos para Marte em 2030.

Mas antes que estas fantasias se tornem realidade, ainda há muitos problemas a ter em conta que precisam de ser ultrapassados. Um deles parece ser bastante difícil: como impedir que os astronautas sofram danos irreversíveis na função cerebral, sendo esta indispensável para completem a sua missão espacial?

Na verdade estes danos são causados pela radiação. Na terra, o campo magnético protege-nos contra a maior parte desta mas o invólucro de uma nave  espacial não oferece esse nível de protecção. Por esta razão, os estudos prevêem que a radiação acabe por causar danos irreversíveis no cérebro o que resulta na consequente redução das capacidades cognitivas dos astronautas.

Esta teoria teria sido já confirmada em ratos que, ao serem expostos a quantidades de radiação semelhantes às existentes no espaço, mostraram reduções nas ligações neurais na área do córtex prefrontal, região responsável pela tomada de decisões e pelo comportamento social. Os ratos afectados mostraram maiores níveis de ansiedade, incapacidade de controlar o medo e redução das capacidades cognitivas.

Umas das soluções possíveis passará por acrescentar escudos protectores nas naves espaciais o que na realidade é extremamente dispendioso. Uma outra alternativa será o uso de medicamentos para proteger contra os efeitos da radiação.

Fonte: QZ

Imagem: Reprodução