Tecnologia

Alerta: O vírus transmissível através de imagens nas redes sociais

Trata-se de um ficheiro encriptado e facilmente disfarçado que pode ser entregue através de redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn.

Há um novo malware capaz de ‘sequestrar o seu computador através de algo tão simples como o download de uma imagem transferida através das redes sociais.

É conhecido como o ‘Locky’ e, explica o Engadget, trata-se de um vírus composto por um ficheiro encriptado, facilmente disfarçado por uma imagem aleatória, capaz de entrar pelo seu computador quando aberta.

Um teste feito através do blog Check Point, mostra o quão fácil é cair no erro. Este malware aproveita-se de falhas de segurança em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook para ser transmitido.

Basicamente, o criador do vírus encripta o ficheiro com o software malicioso, deixa-o disponível através de uma imagem no chat destas redes sociais e, quando aberto, o seu computador já estará afetado. O sistema do seu computador fica ‘sequestrado’ até pagar um montante exigido por quem lhe enviou o ficheiro.

Apesar deste vírus ser facilmente evitável (basta não descarregar ou abrir o ficheiro), a verdade é que o ‘Locky’ expõe a vulnerabilidade destas redes sociais neste aspecto, em que um vírus pode ser facilmente transmitido através das funcionalidades mais banais destas aplicações.

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas