Angola

Angola e Sudão do Sul preparam protocolo para o sector das minas

As áreas de formação, laboratório, negociação de contratos mineiros e de definição de políticas, foram identificadas segunda-feira, em Luanda, como áreas concretas de cooperação entre o Ministério angolano da Geologia e Minas e o das Minas do Sudão do Sul.

Estas áreas poderão ser convertidas num protocolo que poderá ser assinado brevemente entre os dois ministérios, referiu o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, no final de um encontro que manteve com o homólogo do Sudão do Sul, Gabriel Thokuj Deng.

O governante angolano disse tratar-se de uma cooperação que pode ser muito vantajosa para Angola, pois o Sudão do Sul é um país rico em minerais e poderá ser uma oportunidade de investimento às empresas angolanas que queiram expandir a sua área de investimento.

Disse que a aposta pode ser vantajosa também para o Sudão, porque Angola tem uma longa experiência no domínio da exploração mineira, a exemplo do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) .

“Temos um modelo de exploração de recursos naturais que foi a base da reconstrução do país, é um modelo de êxito e podemos transmitir ideias acerca disso”, sublinhou o governante.

Mesmo sem protocolo, referiu o ministro, técnicos do Sudão poderão deslocar-se ao país (Angola) para trabalharem com os angolanos e obterem formação nas várias áreas.

 

Leia +

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas