Angola

Angola e Sudão do Sul preparam protocolo para o sector das minas

As áreas de formação, laboratório, negociação de contratos mineiros e de definição de políticas, foram identificadas segunda-feira, em Luanda, como áreas concretas de cooperação entre o Ministério angolano da Geologia e Minas e o das Minas do Sudão do Sul.

Estas áreas poderão ser convertidas num protocolo que poderá ser assinado brevemente entre os dois ministérios, referiu o ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, no final de um encontro que manteve com o homólogo do Sudão do Sul, Gabriel Thokuj Deng.

O governante angolano disse tratar-se de uma cooperação que pode ser muito vantajosa para Angola, pois o Sudão do Sul é um país rico em minerais e poderá ser uma oportunidade de investimento às empresas angolanas que queiram expandir a sua área de investimento.

Disse que a aposta pode ser vantajosa também para o Sudão, porque Angola tem uma longa experiência no domínio da exploração mineira, a exemplo do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) .

“Temos um modelo de exploração de recursos naturais que foi a base da reconstrução do país, é um modelo de êxito e podemos transmitir ideias acerca disso”, sublinhou o governante.

Mesmo sem protocolo, referiu o ministro, técnicos do Sudão poderão deslocar-se ao país (Angola) para trabalharem com os angolanos e obterem formação nas várias áreas.

 

Leia +

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas