Apple guarda todo o registo de chamadas dos utilizadores para o iCloud

Apple guarda todo o registo de chamadas dos utilizadores para o iCloud

23 Novembro, 2016 0 Por Staline Satola

A informação foi adiantada num blogue pertencente a uma empresa russa de segurança, a Elcomsoft.

Esta é de facto uma situação que até ao momento tem sido muito pouco conhecida ou até mesmo divulgada.

Mas é um facto, a Apple guarda para a iCloud um total de 4 meses de historico de chamadas dos seus utilizadores. Neste historico podemos encontrar dados específicos como números de telefone, hora de chamada, dia e duração das mesmas. Inclusive chamadas perdidas ou mesmo ignoradas fazem parte da informação que fica guardada na iCloud.

Segundo a fabricante, isto em nada pode ser considerado de maléfico dado que permite aos utilizadores mudarem de equipamento e ficarem exatamente com a mesmas informações que tinham no dispositivo anterior. Ou até mesmo em caso de reposição do aparelho, tudo voltará a ficar igual ao que tínhamos anteriormente. Para muitos isto poderá ser uma vantagem, mas para outros a situação não será tão linear assim.

A questão que se impõe aqui, e daí o levantar desta questão pela Elcomsoft, prende-se com o facto de não ser dado ao utilizador a opção de ativar ou desativar esta funcionalidade. De notar também que estamos a falar de um conjunto de informação de 4 meses que em em alguns casos pode ser de bastante interesse para determinadas pessoas.

Uma das alternativas até ao momento será cancelar a sincronização com a iCloud. Mas por outro lado isto irá impedir aplicações de terceiros instaladas nos nossos dispositivos de salvarem os respetivos dados na iCloud.

Esta capacidade de gravar o registo de chamadas para a cloud não é caso único do iOS. Tanto a nível de Android como de Windows 10 Mobile a mesma já existe mas com a possibilidade de podermos cancelar a mesma ou não.

Fonte: PhoneArena