Tecnologia

Apple guarda todo o registo de chamadas dos utilizadores para o iCloud

A informação foi adiantada num blogue pertencente a uma empresa russa de segurança, a Elcomsoft.

Esta é de facto uma situação que até ao momento tem sido muito pouco conhecida ou até mesmo divulgada.

Mas é um facto, a Apple guarda para a iCloud um total de 4 meses de historico de chamadas dos seus utilizadores. Neste historico podemos encontrar dados específicos como números de telefone, hora de chamada, dia e duração das mesmas. Inclusive chamadas perdidas ou mesmo ignoradas fazem parte da informação que fica guardada na iCloud.

Segundo a fabricante, isto em nada pode ser considerado de maléfico dado que permite aos utilizadores mudarem de equipamento e ficarem exatamente com a mesmas informações que tinham no dispositivo anterior. Ou até mesmo em caso de reposição do aparelho, tudo voltará a ficar igual ao que tínhamos anteriormente. Para muitos isto poderá ser uma vantagem, mas para outros a situação não será tão linear assim.

A questão que se impõe aqui, e daí o levantar desta questão pela Elcomsoft, prende-se com o facto de não ser dado ao utilizador a opção de ativar ou desativar esta funcionalidade. De notar também que estamos a falar de um conjunto de informação de 4 meses que em em alguns casos pode ser de bastante interesse para determinadas pessoas.

Uma das alternativas até ao momento será cancelar a sincronização com a iCloud. Mas por outro lado isto irá impedir aplicações de terceiros instaladas nos nossos dispositivos de salvarem os respetivos dados na iCloud.

Esta capacidade de gravar o registo de chamadas para a cloud não é caso único do iOS. Tanto a nível de Android como de Windows 10 Mobile a mesma já existe mas com a possibilidade de podermos cancelar a mesma ou não.

Fonte: PhoneArena

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas