O que é que uma bebida energética faz, na verdade, ao seu corpo?

O que é que uma bebida energética faz, na verdade, ao seu corpo?

24 Novembro, 2016 0 Por Staline Satola

Um estudo dedicou-se a analisar aos efeitos desta bebida, minuto após minuto, no corpo humano. Estes são os resultados.

É uma bebida alternativa para quem vai sair à noite e é o condutor designado para levar os amigos a casa, por quem já acredita não ter forças para ver um concerto longo até ao fim ou para quem tem uma noite de estudos ou trabalho pela frente.

Contudo, o Red Bull, por mais apto que pareça para estes propósitos, tem efeitos nocivos como qualquer outra bebida energética ou alcoólica para o corpo humano. Foi por isso que um estudo, citado pelo The Independent, se dedicou à análise extensiva desta bebida no organismo. E estes são os resultados:

Nos primeiros 10 minutos

A cafeína começa a entrar no fluxo sanguíneo, o que faz com que o ritmo cardíaco vá aumentando.

Após 15 – 54 minutos

Os níveis da cafeína atingem o seu ponto alto e começa a sentir-se mais disperto e atento.

Passados 30 – 50 minutos

Depois de toda a cafeína ter sido absorvida, o fígado começa a absorver os elevados teores de açúcar contidos num Red Bull

Na primeira hora

Começa a sentir um ‘crash’ nesses mesmos níveis de açúcar e cafeína, o que faz com que os seus índices de energia comecem a descer a pique, fazendo com que se comece a sentir cansado.

5 a 6 horas depois

Por esta altura, o seu corpo já conseguiu eliminar metade da cafeína que absorveu.

Passadas 12 horas

Este é o tempo necessário para que a grande maioria dos organismos consiga remover, de vez, a cafeína que há poucas horas atrás entrou no fluxo sanguíneo. Este tempo varia, contudo, consoante a idade e atividade diária de cada ser humano.

Entre 7 a 12 dias depois

Este será o intervalo temporal que um ser humano precisa para que o seu corpo se comece a habitual a consumos regulares de bebidas com cafeína, o que faz com que sinta os sintomas inicialmente referidos de forma mais leve.

A mesma equipa que analisou estes resultados mostra também os prós e os contras de bebidas como um Red Bull.

Apesar de ter níveis incrivelmente altos de açúcar, a verdade é que tem, ainda assim, indíces de cafeína bastante reduzidos quando comparados com um café cheio ou outra bebidas muito assentes neste ingrediente.

Contudo, um Red Bull pode trazer ao corpo humanos sintomas secundários que não são nada bem vindos.