Angola

Benguela poderá capturar 130 mil ton de pescado deste ano

A província de Benguela regista crescimento na ordem de 40% no volume de capturas de pescado, comparativamente ao mesmo período de 2015. Dentro de dois meses prevê atingir as 130 mil toneladas de peixe, admitiu o Director das Pescas, José Gomes.

Potência no domínio das pescas, o sector em Benguela aumentou este ano a captura de pescado.

Até ao momento foram capturadas 115 mil toneladas contra as 102 mil toneladas do ano passado.

A meta visa atingir as 130 mil toneladas nos próximos dois meses. De acordo com o Director provincial das Pescas em Benguela, José Gomes, o aumento das capturas de pescado resulta da produção das quatro novas embarcações de pesca que o sector adquiriu.

No que respeita às espécies, segundo o responsável, a sardinha lidera as estatísticas com 80%, seguindo-se-lhes o carapau e outras espécies de valor comercial, nomeadamente, a garoupa, a corvina e mariscos.

“Na captura de pescado é utilizado o método de cerca que é uma arte aplicada às espécies de pelagem como, a sardinha, o carapau e a cavala”, referiu.

Questionado sobre os métodos de conservação e distribuição utilizados durante o processo, referiu que o município da Baia Farta continua a ser o maior centro piscatório, tendo assinalado que 99% da captura é congelada no local e comercializado em todo o país.

“A conservação do pescado é toda feita na província de Benguela. A seguir o peixe é distribuído para todo o país através de contentores ou camiões frigoríficos”, detalhou.

Segundo José Gomes, a maior dificuldade dos empresários do sector prende-se com a aquisição de acessórios para as embarcações porque têm que ser importadas, operação que vive grandes entraves face à escassez de divisas que se verifica.

Outra questão preocupante são os insumos para os armadores, concretamente embalagens para o sal e cartões para embalar o peixe, visto que as capturas cresceram, é necessário proceder à reserva de material.

 

Leia Mais +

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas