Curiosidades

Eis sete curiosidades sobre o dia 1 de novembro

Este dia é celebrado um pouco por todo o mundo de várias formas mas com alguns elementos em comum. Conheça um pouco mais sobre a história deste dia.

Muitos cristãos celebram este dia como Dia de Todos os Santos. Já no México 1 de novembro é o ‘Dia de los Muertos’ (Dia dos Mortos).

O site Chron destaca algumas curiosidades sobre o dia 1 de novembro que pode gostar de conhecer:

1. Dia dos Mortos. No México e em várias partes dos Estados Unidos celebra-se o Dia dos Mortos, ou Dia de los Muertos.

2. O feriado ganhou um grande potencial comercial. Muitos católicos compram flores para colocar nas campas dos seus familiares falecidos e nos países onde se celebra o Halloween na noite de 31 de outubro para 1 novembro investe-se em lanternas, disfarces e doces.

3. Visitar os mortos. Em várias culturas, os cristãos aproveitam o dia como uma oportunidade para visitar as campas dos seu ente queridos que já faleceram.

4. O dia 1 de novembro faz parte de uma celebração de três dias. Este dia é um de um grupo de três dias santos, com início a 31 de outubro com ‘All Hallows Eve’ (véspera de todos os santos) e termina a 2 de novembro com o ‘Dia dos Finados’ (ou Dias do Fiéis Defuntos).

5. A sua origem. Na Europa, as igrejas cristãs escolheram um dia para substituir o feriado celta de Samhain, época em que se acreditava que as almas dos mortos voltavam às suas casas para visitar os familiares, procurar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.

6. No México, o dia veio substituir um dia para adorar a deusa asteca Mictecacihuati.

7. O dia 1 de novembro e Voltaire. O famoso terramoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755, que se pensa ter matado 40 mil pessoas, foi visto como uma prova para o filósofo e escritor Voltaire de que não existia um Deus benevolente. Falou do evento na sua obra ‘Candide, ou l’Optimisme’ (‘Cândido, ou O Otimismo’).

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas