Curiosidades

Eis sete curiosidades sobre o dia 1 de novembro

Este dia é celebrado um pouco por todo o mundo de várias formas mas com alguns elementos em comum. Conheça um pouco mais sobre a história deste dia.

Muitos cristãos celebram este dia como Dia de Todos os Santos. Já no México 1 de novembro é o ‘Dia de los Muertos’ (Dia dos Mortos).

O site Chron destaca algumas curiosidades sobre o dia 1 de novembro que pode gostar de conhecer:

1. Dia dos Mortos. No México e em várias partes dos Estados Unidos celebra-se o Dia dos Mortos, ou Dia de los Muertos.

2. O feriado ganhou um grande potencial comercial. Muitos católicos compram flores para colocar nas campas dos seus familiares falecidos e nos países onde se celebra o Halloween na noite de 31 de outubro para 1 novembro investe-se em lanternas, disfarces e doces.

3. Visitar os mortos. Em várias culturas, os cristãos aproveitam o dia como uma oportunidade para visitar as campas dos seu ente queridos que já faleceram.

4. O dia 1 de novembro faz parte de uma celebração de três dias. Este dia é um de um grupo de três dias santos, com início a 31 de outubro com ‘All Hallows Eve’ (véspera de todos os santos) e termina a 2 de novembro com o ‘Dia dos Finados’ (ou Dias do Fiéis Defuntos).

5. A sua origem. Na Europa, as igrejas cristãs escolheram um dia para substituir o feriado celta de Samhain, época em que se acreditava que as almas dos mortos voltavam às suas casas para visitar os familiares, procurar alimento e se aquecerem no fogo da lareira.

6. No México, o dia veio substituir um dia para adorar a deusa asteca Mictecacihuati.

7. O dia 1 de novembro e Voltaire. O famoso terramoto de Lisboa de 1 de novembro de 1755, que se pensa ter matado 40 mil pessoas, foi visto como uma prova para o filósofo e escritor Voltaire de que não existia um Deus benevolente. Falou do evento na sua obra ‘Candide, ou l’Optimisme’ (‘Cândido, ou O Otimismo’).

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas