Esses são os números 2 mil mortos e 8 mil feridos em 8 mil acidentes registados este ano

Esses são os números 2 mil mortos e 8 mil feridos em 8 mil acidentes registados este ano

21 Novembro, 2016 0 Por Staline Satola

Comemora-se anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro o Dia Mundial em Memória às Vítimas da Estrada, adoptado pela ONU, para evocar todos aqueles que perderam a vida em acidentes de viação.

Em Outubro de 2005, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução conclamando todos os países para que estabelecessem o terceiro domingo do mês de Novembro de cada ano como o dia dedicado à Memória das Vítimas da Estrada.

A efeméride foi especialmente concebida para garantir que haja mobilização de toda a população mundial contra essa “violência previsível”, para confortar os milhões de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências.

A violência no Trânsito mata todos os anos quase um milhão e 300 mil pessoas. Fere e incapacita mais de 50 milhões e é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 15 aos 24 anos.

Dados do Serviço nacional de Proteção Civil dão conta que desde o início do ano, Angola registou 2 mil mortos e 8 mil feridos em 8 mil acidentes.

Nas estradas de Angola,  pelo menos mil e duzentas pessoas morreram em consequência de cinco mil acidentes rodoviários ocorridos no primeiro semestre do ano.

 

Leia +