6 estratégias para saber lidar com pessoas pessimistas

6 estratégias para saber lidar com pessoas pessimistas

29 Novembro, 2016 0 Por Staline Satola

Pode não escolher com quem trabalha, mas pode saber como evitar os efeitos que estas pessoas (inevitavelmente) têm nos outros.

Entrar numa turma de faculdade ou num novo emprego, significa encontrar uma data de novas pessoas com quem inevitavelmente terá de se relacionar, nem que seja por questões de trabalho.

Algumas dessas pessoas entroncam o grupo das pessimisitas, ou seja, dificilmente encontram o ‘lado cheio’ do copo nas mais variadas situações. Por mais erradas que possam estar, a verdade é que o seu negativismo pode ter efeitos na qualidade do seu trabalho ou bem-estar. Foi por isso que a revista Time elaborou algumas estratégias para saber lidar com este tipo de pessoas.

1- Defina limites

Apesar de conviver necessariamente com uma pessoa pessimista, a verdade é que não é obrigado a lidar com o seu negativismo. Defina os limites da conversa e estreite-a àquilo que é necessário – factos. O melhor que tem a fazer é distanciar-se o máximo possível em termos emocionais, como por exemplo minimizar ao máximo a sua interação com essa pessoa. Não pode controlar o negativismo do seu colega, mas pode limitar a sua adesão à perspetiva dessa pessoa.

2- Evite pessoas que adoram reclamar

Este tipo de pessoas não acrescenta nada à sua vida. Apenas apontam os problemas e nunca oferecem soluções. Vão, na maior parte das vezes, menosprezar a sua opinião e tentar desmotivá-la para não se sentirem sozinhos. Se tem um familiar, amigo ou colega de trabalho com estas características, evite socializar com ele/a para lá daquilo que é unicamente necessário.

3. Escolha as suas ‘batalhas’

Sempre que alguém a irritar, nem sempre é válido mostrar o quão isso lhe afeta. Há batalhas que valem a pena ser travadas, outras nem por isso. Controlar as suas emoções e manter a conversa a um nível estritamente racional é o melhor caminho para evitar que a toxicidade alheia entre na sua vida. Distancie-se dos conflitos desnecessários, será respeitado por seguir o seu próprio caminho.

4- Não perca tempo a tentar perceber o que é irracional

Por vezes, as pessoas pessimistas, mesmo não tendo razões para o ser, são-no de qualquer forma por ser um mecanismo de defesa ou a perspetiva com que preferem olhar para a vida. Isso significa que, às vezes, por mais colorido que seja o cenário, elas apenas o vão ver a preto e branco. Perder tempo a tentar perceber por que razão o fazem é simplesmente isso: perder tempo. Não o faça.

5- Construa uma rede social saudável

Pode não escolher com quem trabalha, mas pode decidir com quem se dá fora do trabalho ou das aulas. Ter por perto pessoas amigas, positivas e, sobretudo, construtivas, está a facilitar o seu dia a dia. É dessas pessoas que vai precisar quando estiver sozinho e precisar de ajuda, não de alguém que o faça sentir ainda mais sozinho. Pessoas objetivas e racionais são as que mais podem ajudá-lo a crescer.

6- Abrace o positivismo

Mantenha-se otimista, mesmo quando as circunstâncias parecem pedir o contrário. Essa é a melhor maneira de conseguir manter o alento para ultrapassar as fases difíceis de uma vida.