CuriosidadesDicas!Saúde

HIV é removido completamente de células humana

Pesquisadores da Universidade de Temple, nos EUA, utilizaram a ferramenta de edição genética CRISPR Cas9 para limpar todo o genoma do HIV-1 a partir de células imunológicas infectadas de um paciente.

É um feito notável que pode ter profundas implicações para o tratamento da AIDS e outros retrovírus.

O CRISPR Cas9 é geralmente usado como uma ferramenta para eliminar doenças genéticas hereditárias, ou como uma forma de introduzir novos genes completamente.

Mas, como esta nova pesquisa mostra, também é uma grande promessa como um meio para eliminar vírus que plantaram seus códigos genéticos nefastos dentro das células hospedeiras. Esta última conquista aparece na publicação científica Nature Scientific Reports.

Os retrovírus, ao contrário dos vírus normais, inserem cópias de seus genomas em células hospedeiras para se replicar. Medicamentos anti-retrovirais têm se mostrado eficazes no controle do HIV após a infecção, mas os pacientes que param de tomar essas drogas sofrem uma rápida recaída. Uma vez que o tratamento é interrompido, o HIV se reafirma, enfraquecendo o sistema imunológico, desencadeando assim o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, a temida AIDS.

Remoção completa

Ao longo dos anos, os cientistas têm lutado para eliminar o HIV de células-T CD4 + infectadas, um tipo de glóbulo branco que combate a infecção. Muitos destes esforços têm sido infrutíferos. A recente introdução do CRISPR Cas9 tem inspirado uma nova abordagem.

O geneticista Kamel Khalili e colegas da Universidade de Temple extraíram células T infectadas de um paciente. A versão modificada do CRISPR Cas9 – que visa especificamente o DNA do HIV-1 – fez o resto.

Em primeiro lugar, RNA guiado metodicamente fez o seu caminho em todo o genoma de células T em busca de sinais dos componentes virais. Uma vez que este RNA reconhecia um, uma enzima nuclease arrancava os fios ofensivos do DNA de células T. Em seguida, a máquina interna de reparo de DNA da célula remendava as pontas soltas.

 

Leia+

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas