Mundo

Moçambique e Cuba: Apontam educação como prioridade na cooperação

Os governos de Moçambique e Cuba apontaram hoje a educação como um setor prioritário na cooperação entre os dois países, salientando o seu caráter vital na formação dos recursos humanos para o desenvolvimento social e económico.

Em declarações aos jornalistas em Maputo após encontrar-se com a vice-ministra da Educação de Cuba, Cira Alonso, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, disse que os dois países dão preferência e prioridade à cooperação na educação.

“Uma coisa que os cubanos fazem muito bem é a cooperação técnica especializada e por isso queremos continuá-la”, declarou Mondlane.

A ajuda de Cuba, prosseguiu, tem sido importante no ensino profissional, na alfabetização de adultos e na formação de professores.

Nyeleti Mondlane assinalou que desde 1975 Cuba e Moçambique têm cooperado na educação, tendo milhares de bolseiros moçambicanos estudado naquele país e centenas de profissionais cubanos trabalhado no país africano.

Por seu turno, a vice-ministra da Educação de Cuba realçou a disponibilidade do seu país para manter a cooperação com Moçambique neste setor.

“Estamos firmes na ideia de manter a cooperação na educação, porque é um setor vital para o desenvolvimento de qualquer país”, afirmou Cira Alonso.

Apesar dos constrangimentos financeiros que os dois países enfrentam, continuou, a colaboração no domínio da educação será mantida.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas