Mundo

Moçambique e Cuba: Apontam educação como prioridade na cooperação

Os governos de Moçambique e Cuba apontaram hoje a educação como um setor prioritário na cooperação entre os dois países, salientando o seu caráter vital na formação dos recursos humanos para o desenvolvimento social e económico.

Em declarações aos jornalistas em Maputo após encontrar-se com a vice-ministra da Educação de Cuba, Cira Alonso, a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Nyeleti Mondlane, disse que os dois países dão preferência e prioridade à cooperação na educação.

“Uma coisa que os cubanos fazem muito bem é a cooperação técnica especializada e por isso queremos continuá-la”, declarou Mondlane.

A ajuda de Cuba, prosseguiu, tem sido importante no ensino profissional, na alfabetização de adultos e na formação de professores.

Nyeleti Mondlane assinalou que desde 1975 Cuba e Moçambique têm cooperado na educação, tendo milhares de bolseiros moçambicanos estudado naquele país e centenas de profissionais cubanos trabalhado no país africano.

Por seu turno, a vice-ministra da Educação de Cuba realçou a disponibilidade do seu país para manter a cooperação com Moçambique neste setor.

“Estamos firmes na ideia de manter a cooperação na educação, porque é um setor vital para o desenvolvimento de qualquer país”, afirmou Cira Alonso.

Apesar dos constrangimentos financeiros que os dois países enfrentam, continuou, a colaboração no domínio da educação será mantida.

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas