Angola

Programa de Educação Financeira permitiu a abertura de 400 mil contas bancárias

A taxa de bancarização actualmente ronda cerca de 52,3% da população adulta.

O Programa de Educação Financeira iniciado em 2011, em parceria com 12 bancos comerciais, já permitiu, até ao momento, a abertura de mais de 400 mil contas bancárias no sistema financeiro.

A denominada Conta Depósito Bankita cresceu, no segundo trimestre deste ano, 23,43 por cento, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, por Avelino dos Santos, director do Departamento de Educação Financeira do Banco Nacional de Angola.

À imprensa, no final do IV Fórum Internacional de Inclusão Financeira, o responsável apontou como uma das causas da reduzida taxa de bancarização, a forte concentração de agências bancárias nas capitais das provinciais.

Sem avançar datas, Avelino dos Santos disse que a taxa de bancarização que ronda actualmente cerca de 52% da população adulta é igualmente um dado a ser considerado na implementação do sistema de pagamentos móveis em Angola.

“Só chegaremos às metas estabelecidas pelo Banco Nacional e pelo Programa Nacional de Desenvolvimento se grande parte da população estiver dentro do sistema bancário”, perspectivou.

Relativamente ao processo de implementação de um sistema  de pagamentos móveis no país, o responsável explicou que o projecto já está a ser apreciado pelo Executivo angolano.

“Não podemos precisar o ano ideal para a implementação do sistema de pagamentos móveis em Angola. O projecto já foi submetido à Comissão Económica, agora tudo vai depender da sua aprovação”, deduziu. De acordo com o BNA, a evolução do mercado de pagamentos móveis deve ser sustentado por factores chaves como a extensa presença dos destinatários, clientes e interoperatividade entre empresas.

 

Fonte: OPAÍS

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas