Curiosidades

Saiba quando a dor nos seios é motivo de preocupação

A dor nos seios, ou mastalgia afeta cerca de 60% das mulheres das várias faixas etárias.

A mastalgia ocorre, predominantemente, em alguns períodos específicos relacionados com o ciclo hormonal. Afeta cerca de 60% das mulheres das várias faixas etárias.

A mastalgia classifica-se em dois tipos: cíclica e acíclica. A primeira ocorre no período pré-menstrual e no início da puberdade, está associada ao aumento do volume dos seios e ao inchaço provocado pela retenção de líquidos. Habitualmente a mastalgia cíclica é inofensiva, mas provoca desconforto de intensidade moderada a forte e pode atrapalhar as atividades da vida diária.

É possível recorrer a “anti-inflamatórios tópicos para melhorar o desconforto”, explica a Dra. Telma Regina Mariotto Zakka, ginecologista e membro da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), ao UOL.

Em relação às dores acíclicas, ou seja, que não estão ligadas ao ciclo hormonal podem ser ocasionais ou contínuas, geralmente bilaterais e de localização nos quadrantes superiores dos seios.

A prática de certos exercícios físicos, musculação excessiva, uso de sutiãs inadequados e traumas locais, podem estar na origem destas dores. Eventualmente, a mastalgia pode surgir na presença de nódulo mamário, por isso é importante afastar a possibilidade de malignidade, fazendo a apalpação mamária.

Na presença de nódulos, hiperemia e hipertermia – quandoo seio fica vermelho e quente -, é imprescindível consultar um médico.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas