Dicas!

Como 'sobreviver' às maiores tentações

Resistir a determinados alimentos é uma tarefa quase impossível, mas a ciência revela como é possível dizer ‘não’.

O segredo de uma dieta para perder peso está na capacidade de dizer ‘não’. A resistência a determinados alimentos pode ter um efeito altamente positivo num regime alimentar, mas a verdade é que nem sempre é fácil negar um ou outro docinho.

Existem alimentos que são verdadeiras tentações, mas nem isso faz deles donos e senhores da vontade de comer.

A ciência ouviu as preces de muitas pessoas e conseguiu encontrar as melhores formas de resistir às principais tentações. Prontos para começar?

Chocolate

Conta o site da revista Prevention que o chocolate é a tentação número um a nível mundial e que o seu consumo está fortemente associado a determinados momentos da vida, como a menstruação, as tristezas, a infância, etc. É possível resistir? Sim.

Segundo Vicki Retelny, autora do livro ‘Total Body Diet for Dummies’, o segredo está em trocar os chocolates tradicionais pelas versões com mais de 70% de cacau. Não, não pode comer a tablete de uma só vez, o segredo está em mimar-se diariamente com um quadradinho de chocolate negro. O sabor a chocolate vai travar a gula e a saúde ainda ganha com esta escolha.

Bolachas

Abrir um pacote de bolachas e comer apenas uma é impossível, não vale a pena negar. A melhor solução seria não comer de todo, mas não é isso que está em causa. O importante, diz a autora, é controlar e escolher bem, por isso, nada como fazer as próprias bolachas em casa com ingredientes mais saudáveis em tamanhos mais pequenos.

Churrascos

Típicos do verão e vistos como uma opção saudável, os churrascos podem ser um verdadeiro pecado para a deita, não só pelo tipo de confeção em si (que faz mal à saúde e pode mesmo provocar cancro), mas também pelo simples facto de serem acompanhados por molhos, batatas fritas e bebidas alcoólicas ou açucaradas.

Aqui não importa resistir à tentação em si, ou seja, ao churrasco. O que as pessoas devem realmente fazer é escolher melhor as carnes (optar pelas magras), introduzir mais legumes e vegetais e optar por comer em pratos mais pequenos.

Batatas fritas

Tal como acontece com as bolachas, é quase impossível abrir um pacote de batatas fritas e comer apenas uma. Contudo, aqui o segredo não passa apenas por fazer em casa – chips no forno, por exemplo – mas sim por ter a consciência dos danos que este tipo de petiscos trazem para a saúde.

Comer com consciência é o passo a dar, diz o site, salientando que até uma pequena porção de batatas fritas ou snacks salgados pode ser altamente penoso para a saúde.

Bacon

Mais comum nos Estados Unidos do que por cá, o bacon é uma verdadeira tentação para os amantes de carne. Em causa, está em grande parte o odor que este alimento deixa no ar e que facilmente pode ser substituído pela confeção de ovos com paprika, diz a especialista. Optar por fumados de carne de aves é também uma opção, contudo, para quem não resiste mesmo ao bacon, o melhor é cortar nas quantidades e usar este alimento de origem animal apenas para topping. Fazer uns ovos mexidos e colocar por cima apenas meia fatia de bacon cortada às tiras finas é uma opção.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas