Mundo

Mais um banco para China, BCP já pertence aos chineses

Os chineses da Fosun são os maiores acionistas do banco.

A Fosun vai adquirir 16,7% Millenium BCP, mediante o pagamento de 175 milhões de euros, informa a CMVM.

“Na sequência dos anúncios publicados em 30 de julho de 2016, 14 de setembro de 2016 e 28 de setembro de 2016, o Banco Comercial Português anuncia a aprovação pelo seu Conselho de Administração, do resultado das negociações com a Fosun Industrial Holdings Limited bem como do aumento, por colocação particular, do capital social do BCP”, lê-se no comunicado divulgado pela entidade reguladora.

Os chineses tornar-se-ão assim os maiores acionistas do banco, depois do acordo celebrado na passada sexta-feira.

O acordo celebrado com os acionistas passa por duas fases. Numa primeira, a Fosun adquire 16,7% do banco e pode indicar dois administradores. Numa segunda fase, reforçará o capital até aos 30% e passa então a poder indicar mais administradores.

O maior acionista comprometeu-se ainda a não vender as ações no período de três anos.

Uma vez que o reforço de capital depende do limite dos direitos de voto, a assembleia-geral desta segunda-feia foi novamente adiada e os acionistas voltam a reunir-se a 19 de dezembro para votar a subida da blindagem do estatutos de 20% para 30%.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas