Atletismo: Garantido engajamento para êxito do São Silvestre

Atletismo: Garantido engajamento para êxito do São Silvestre

23 Dezembro, 2016 0 Por Jairo Costa

O vogal de direcção da Federação Angolana de Atletismo, Joaquim Dombaxi, garantiu hoje, em Luanda, o empenho da instituição para o êxito da 61ª edição da corrida de fim-de-ano São Silvestre 2016 de Luanda, apesar das dificuldades inerentes ao curto espaço de tempo da sua organização.

Ao balancear o início das inscrições e os preparativos da prova, no dia 31, o também director do evento referiu à Angop que o pessoal de serviço esmera-se com propósito de recuperar o tempo perdido e proporcionar as condições para a inscrição do maior número de concorrentes, de um total de duas mil pessoas estabelecida pela FAA.

“A nova federação foi incumbida de organizar o evento em curto tempo e, em parceria com outras instituições, está a redobrar esforços para que haja condições adequadas. Há um grande empenho da equipa no sentido de concretizar a São Silvestre2016 sem muitos constrangimentos”, disse.

Quanto as inscrições, iniciada segunda-feira, nos postos do Complexo da Cidadela, Casa do Desportista (ilha do Cabo) e sede da FAA (Nova Vida), até quarta-feira contavam já com um total de 424 populares e 37 atletas federados.

Como forma de extensão e permitir maior adesão, foram criadas hoje (quinta-feira) mais postos nas lojas da empresa NCR (sede, Talatona e Combatentes), bem como da LIDECA, no Cazenga e Cacuaco. As inscrições, que custam 500 kwanzas, encerram no próximo dia 28.

Dadas as dificuldades financeiras do momento, este ano a São Silvestre de Luanda poderá decorrer sem a presença dos habituais atletas estrangeiros, tal como aconteceu em 2003.

A primeira edição da São Silvestre foi disputada em 1954 apenas com os caseiros. O triunfo coube a Isidro Louro.

A prova foi internacionalizada em 1964, com a consagração do moçambicano António Repinga.

O percurso da corrida é de 10 quilómetros, com tiro de largada no largo da Mutamba, passando ainda pelo largo da Maianga, Avenida Revolução de Outubro, Túnel do Prenda, Revolução de Outubro, Ho-Chi-Min, Heroínas, 1º de Maio, Alameda Manuel Van-Dunen, Kinaxixi, Rua da Missão, Cirilo da Conceição, 4 de Fevereiro, Baleizão, Manuel Fernando Caldeira e término no Estádio dos Coqueiros.