Mundo

Canadá: Fatura alimentar dos canadianos poderá aumentar 420 dólares com Trump

As pessoas no Canadá poderão vir a pagar mais 420 dólares canadianos por ano em alimentos, se Donald Trump decidir expulsar imigrantes em situação irregular, dois milhões das quais trabalham no setor agrícola, refere um estudo.

O Canadá é um grande produtor de grãos e oleaginosas, mas o país depende do seu vizinho para garantir o abastecimento de frutas e legumes, especialmente no inverno.

A expulsão de pessoas em situação ilegal, conforme anunciado na campanha eleitoral pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, levaria inevitavelmente a uma menor produtividade dos agricultores norte-americanos e ao aumento dos preços dos alimentos, referem investigadores da Universidade de Dalhousie, em Halifax, costa atlântica do Canadá.

“O ‘efeito Trump’ poderá provocar custos adicionais em alimentos nos próximos anos”, segundo os investigadores.

Todos os anos, os Estados Unidos emitem vistos para 66.000 trabalhadores agrícolas temporários da América Latina.

Mas as explorações agrícolas dos Estados Unidos também dão trabalho a muitos indocumentados, estimando-se que rondem os dois milhões de pessoas.

“Sem eles, a produção norte-americana cairia e isso pode causar um aumento dos preços”, escrevem os investigadores canadianos.

O aumento foi estimado entre 3% e 5% do poder de compra anual dos canadianos para o ano de 2017 ou seja uma média de 420 dólares canadianos (cerca de 295 euros).

Os preços dos produtos lácteos, ovos e cerais importados dos Estados Unidos devem permanecer estáveis, mas as frutas e os legumes podem aumentar 4% e 6%, respetivamente, no próximo ano, adverte o estudo.

Para o aumento dos preços, segundo o estudo, também vão contribuir o inverno mais frio que o esperado na Califórnia e seca contínua naquele estado chave da indústria alimentar dos Estados Unidos.

Os alimentos sofreram este ano um forte aumento de preço no Canadá, principalmente por causa da desvalorização do dólar canadiano devido à queda do preço do petróleo, obrigando a que 850.000 canadianos recorressem a bancos alimentares.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas