Mundo

China: Deseja ter "cooperação próxima" com António Guterres

O Governo chinês disse hoje desejar ter uma “cooperação próxima” com António Guterres, o novo secretário-geral das Nações Unidas, que assume oficialmente o cargo no dia 1 de janeiro.

“Desejamos ter uma cooperação próxima com o senhor Guterres e desenvolver as relações entre a China e a ONU”, afirmou em conferência de imprensa Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros.

Hua, que considerou Guterres “altamente experiente e capaz”, recordou que o português visitou a China em finais de novembro e “alcançou consensos importantes”, durante as reuniões que manteve com os líderes do país.

“Esperamos e acreditamos que o senhor Guterres vai liderar a ONU no sentido de cumprir com as obrigações escritas na Carta das Nações Unidas, e utilizará a sua influência para preservar a paz mundial, promover o desenvolvimento comum e a cooperação global”, disse.

A porta-voz ofereceu o apoio do Governo chinês ao novo secretário-geral da organização.

“Vamos apoiar firmemente as Nações Unidas, praticar o multilateralismo e salvaguardar a ordem internacional, com base na Carta das Nações Unidas”, afirmou Hua.

O antigo primeiro-ministro de Portugal foi eleito, em outubro passado, como próximo secretário-geral da ONU, cargo que assume oficialmente em 1 de janeiro, sucedendo ao sul-coreano Ban Ki-moon.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas