Curiosidades

Crianças na África do Sul imunes ao HIV podem ser a resposta para a cura da SIDA

Será que existe uma defesa natural contra o vírus da SIDA?

Segundo os cientistas, a resposta é sim.

Porém, essa proteção havia sido observada somente em outras espécies de primatas fora a nossa, que passaram milhares de anos desenvolvendo uma espécie de “imunidade” através da seleção natural.

Porque, incrivelmente, a mesma coisa parece estar acontecendo em um grupo especial de seres humanos: as nossas crianças.

Pesquisadores testaram 170 amostras de sangue de crianças da África do Sul, todas elas HIVs positivas.

O vírus, porém, não se desenvolveu para a SIDA em nenhuma delas.

Na verdade, seus sistemas imunes estavam relativamente saudáveis.

“Estes são os primeiríssimos sinais de coevolução do HIV em humanos”, afirmam os pesquisadores Ann Chahroudi e Guido Silvestri, da Universidade Emory, nos EUA.

Mas como isso pode sequer ser possível?

Os pesquisadores ainda estão tentando identificar o mecanismo, mas aparentemente o sistema imunológico das crianças está ignorando o vírus completamente, algo sem precedentes.

Normalmente, os sistemas imunológicos atacam o HIV de forma violenta, o que pode deixar as defesas do corpo extenuadas, enfraquecendo-as e deixando com que o vírus se estabeleça.

Esta nova descoberta, entretanto, pode revolucionar como os pesquisadores encaram os tratamentos contra a SIDA. “Uma das coisas que este estudo mostra é que a SIDA não tem tanto a ver com o vírus HIV, mas com a resposta do nosso sistema imunológico a ele”, diz Philipp Goulder, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

 

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas