Angola

Diagnosticados 2094 casos de Vih/Sida no Huambo

Dois mil e 94 casos de Vih/Sida foram diagnosticados na província do Huambo, de Janeiro a Novembro deste ano, mais 13 comparativamente a igual período em 2015.

Os dados foram tornados públicos esta quinta-feira pelo director em exercício da Saúde, Almeida Chitungo, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Sida, assinalado a 1 de Dezembro.

No período em análise foram registados 230 óbitos, mais 27 do que no ano transacto.

O responsável chamou a atenção a população sobre os cuidados a ter com a doença, como responsabilidade e protecção.

Neste sentido, Almeida Chitungo explicou que as formas de transmissão acontecem por via sexual, vertical e pelo uso de instrumentos cortantes, motivo pelo qual, os barbeiros devem optar permanentemente pelas regras de biossegurança.

“É necessário que as pessoas não ignorem doença, porque ela existe e está a ceifar vidas humanas dia após dia”, alertou o responsável sanitário, esclarecendo que o cidadão depois de ser diagnosticado é acompanhado a partir dos centros de referência, tal como as gestantes, de modo a evitar a transmissão ao bebé.

Indagado sobre a existência de medicamentos, Almeida Chitungo disse existir reservas no stock, além de testes a nível de todas as unidades sanitárias e preservativos para cidadãos interessados e prevenir-se por esta via.

A efeméride ficou marcada com a realização de uma feira sanitária de saúde na sede comuna da Chipipa, a 22 quilómetros da cidade do Huambo, onde foram realizados serviços de medicina geral, testagem voluntária e planeamento familiar.

O 1 de Dezembro foi instituído como Dia Mundial de Luta contra Sida, em 1989 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado neste dia, em 1981.

Fonte: TPAOnline

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas