Dificuldade em manter o contacto visual? Eis o motivo diz estudo

Dificuldade em manter o contacto visual? Eis o motivo diz estudo

24 Dezembro, 2016 0 Por Staline Satola

Se o contacto visual sempre foi algo difícil para si, não se preocupe, além de não ser o único, há mesmo uma razão científica para isso acontecer.

O contacto visual é bastante importante para criar ligação entre as pessoas e confiança, mas não é fácil de manter durante mais do que alguns segundos.

Porquê? Não, não revela que tem vergonha ou que não está confiante, há mais razões para o contacto visual custar tanto a manter.

De acordo com um novo estudo, manter o contacto visual direto é realmente extenuante para o cérebro, pois usa os escassos recursos cognitivos de que precisamos para coisas como o raciocínio e o processamento verbal.

Sim, ansiedade social, perda do raciocínio ou sentir emoções fortes como vergonha ou culpa são razões para desviarmos o olhar mas por vezes quebrar o contacto visual pode indicar apenas desgate mental provocado pelo próprio contacto visual.

Um estudo japonês publicado na edição de dezembro da revista Cognitiondescobriu que há alguma interferência entre o contacto visual e o processamento verbal no cérebro, o que pode justificar por que periodicamente evitamos o contacto visual durante as conversas.

Como reporta o Huffington Post, os pesquisadores descobriram que o contacto visual usa os mesmos recursos mentais que o raciocínio complexo – assim, ao realizar uma conversa que nos obriga a raciocinar, podemos ter de quebrar o contacto visual de vez em quando de forma a conservar esses recursos cognitivos.