Mundo

EUA: Indústria petrolífera espera que Trump cumpra promessa de desregulação

A indústria petrolífera do Estado do Texas, o maior produtor de petróleo dos EUA, está expectante com as políticas prometidas pelo presidente eleito, Donald Trump, de impulsionar a proteção e desregulação do setor.

O professor do Departamento de engenharia do Petróleo e Geossistemas da Universidade do Texas, Carlos Torres-Verdin, afirmou à Efe que a indústria petrolífera vai ter, de certeza, “mais liberdade de ação nas extrações e explorações nos EUA”, graças à chegada de Trump ao poder.

“Estas medidas têm efeito a longo prazo, pelo que está por ver se são decisões positivas ou negativas para o setor e a sociedade”, adiantou Torres.

Neste sentido, o perito em geofísica e petrofísica apontou que desregular a indústria petrolífera vai gerar mais oferta de hidrocarbonetos num mercado que já se encontra saturado, o que vai ocasionar fortes oscilações nos preços do petróleo e Gass e na procura de equilíbrio entre oferta e procura, interna e externa.

Trump prometeu na campanha eleitoral que iria reverter as regulações federais que, durante o mandado do presidente Barack Obama, foram dirigidas, por exemplo, contra as emissões de gases com efeito de estufa por parte da indústria.

O magnate negou a realidade das alterações climáticas e chegou a declarar nas redes sociais que eram “uma mistificação dos chineses”.

Trump também se declarou disposto a “cancelar” o acordo assinado pelos EUA de combate às alterações climáticos, na cimeira de Paris, realizada em dezembro de 2015, e subscrito por mais de 170 países e assegurou ainda que não financiaria as ações da Organização das Nações Unidas que tivessem a ver com as alterações climáticas.

Neste sentido, Christi Craddick, a nova presidente da agência estatal que regula a indústria de petróleo e gás, celebrou a eleição de Trump, dizendo esperar “mudanças positivas”.

Como justificação, afirmou: “Estamos num momento crucial para o enorme crescimento da energia nos EUA”, acrescentando que espera que Trump trate a indústria petrolífera “como merece” e cumpra as medidas protecionistas prometidas.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas