EUA: Trump define ONU como "um clube" para "passar um bom bocado"

EUA: Trump define ONU como "um clube" para "passar um bom bocado"

28 Dezembro, 2016 0 Por Staline Satola

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou (26 de dez) a ONU como “um clube” para as pessoas “passarem um bom bocado”, dias depois de a organização ter criticado os colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém-leste.

Na sexta-feira passada, o Donald Trump afirmou que, “em relação à ONU, as coisas vão ser diferentes depois de 20 de janeiro”, aludindo à data em que toma posse como Presidente dos Estados Unidos.

A decisão da administração do Presidente Barack Obama de se abster na votação sobre os colonatos contrariou a posição de Trump, que quer que os Estados Unidos usem o direito de veto para permitir recuperar da tensão nas relações com a atual liderança de Israel.

No ano passado, Trump tinha afirmado que pretende ser “muito neutral” nas questões israelo-palestinianas, mas a sua posição tornou-se mais pró-israelita ao longo da campanha presidencial, nomeadamente com críticas aos palestinianos, aos quais se referiu como tendo sido “tomados” ou “complacentes” com os grupos armadosp