Gooligan: Malware do Android que roubou mais de 1 milhão de contas Google

Gooligan: Malware do Android que roubou mais de 1 milhão de contas Google

2 Dezembro, 2016 0 Por Staline Satola

Mais um malware encontrado no Android, que já terá acedido a mais de 1 milhão de contas Google, mas o número continua a crescer.

Segundo a Check Point, 13 mil novos dispositivos são afetados diariamente.

A descoberta foi feita pela empresa Check Point, conhecida pelo seu software firewall ZoneAlarm.

Apelidado de Gooligan, este malware faz root aos dispositivos e rouba contas de email e password, permitindo o acesso de terceiros aos vários serviços da google associados a essas contas.

O Gooligan tem como objetivo o ataque a dispositivos com as versões Android Jelly Bean, KitKat e Lollipop, portanto as versões Android 4 e 5 do sistema operativo móvel, que representam quase 74% dos dispositivos móveis de todo o mundo Android. Este malware controlo o dispositivos móvel e instala aplicações sem o consentimento do utilizador que, segundo a Check Point, chega a 30 mil aplicações por dia.

O Gooligan foi descoberto, pela primeira vez, em 2015, mas durante 2016 apareceu uma nova variante deste malware que expandiu rapidamente pelos dispositivos móveis.

O perigo de ser infetado por este malware está na instalação de aplicações infetadas ou num link malicioso de um email de phishing.

A grande maioria das contas infectadas são de utilizadores asiático (57%), sendo que nesta lista seguem-se os continentes americanos (19%), africanos (15%) e os europeus em último lugar (9%).

Veja se está infetado

A Check Point foi quem descobriu este malware e está a divulgar o perigo do mesmo nest emomento, sendo que a própria Google já estará a trabalhar no assunto.

A Check Point divulga uma página onde poderá ver se a sua conta Google foi afectada: Aqui.

Fonte: Check Point