Mundo

Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse na passada sexta-feira(2) que o futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, “tem uma reputação extraordinária”.

“[Guterres] vai assumir um cargo que, obviamente, tem uma enorme influência e impacto em todo o mundo. As boas notícias são que tem uma reputação extraordinária, de alguém que liderou organizações multilaterais ao mais alto nível, e que o fez de formas que toda a gente reconhece terem sido muito eficientes”, disse Barack Obama, antes de um encontro na Casa Branca entre os dois responsáveis.

Obama disse que o português “tem sido aplaudido pela sua eficácia, a sua eficiência e a sua habilidade em ajudar pessoas em extraordinária necessidade” e que tinha sido surpreendido por quão rapidamente a sua escolha tinha acontecido.

“A designação de Guterres simboliza o respeito que tem em todo o mundo”, disse.

Barack Obama, que abandona a presidência em janeiro, disse ainda que a ONU é uma parceira em “quase tudo” o que o seu país faz.

“A nossa parceria com as Nações Unidas tem ajudado a resolver conflitos e a desenvolver sistemas muito necessários para enfrentar grandes desafios transnacionais, como o fluxo de refugiados ou, mais recentemente, mudanças climáticas, numa altura em que os desafios crescem e que existe grande incerteza a volta do mundo”, acrescentou.

O democrata disse ainda que é importante que “a ONU opere de forma eficiente, que o dinheiro seja bem gasto” e que Guterres é conhecido por implementar essas boas práticas de gestão.

“Tenho grande confiança de que o próximo secretário-geral seja capaz de ser um líder extraordinariamente eficaz. E os EUA estão ansiosos por trabalhar consigo”, concluiu Obama.

Guterres presta juramento no próximo dia 12 e inicia o seu mandato à frente das Nações Unidas a 01 de janeiro de 2017.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas