Mundo

UE e Cuba: Preparam-se para assinaracordo político histórico

União Europeia e Cuba vão assinar na próxima segunda-feira, em Bruxelas, um Acordo de Diálogo Político e de Cooperação, depois de o Conselho (Estados-membros) ter hoje dado “luz verde” àquele que é o primeiro acordo celebrado entre as partes.

“As relações entre a UE e Cuba estão sem dúvida num ponto de viragem. Juntos, estamos a evoluir rumo a uma parceria mais próxima e construtiva, que reflita os fortes laços históricos, económicos e culturais que ligam a Europa a Cuba”, comentou hoje a Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini.

A chefe de diplomacia da UE acrescentou que, “através do novo acordo, a UE está pronta a apoiar o processo de modernização económica e social em Cuba”.

Após a decisão e hoje do Conselho de avançar com a assinatura do acordo, este será transmitido ao Parlamento Europeu para aprovação, tendo em vista a sua celebração, prevista para 12 de dezembro, por ocasião de um Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros que terá lugar em Bruxelas.

O acordo será então assinado na segunda-feira de manhã pela Alta Representante da UE,, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE – entre os quais Augusto Santos Silva – e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodriguez Parrilla.

O Acordo de Diálogo Político e de Cooperação constitui o novo quadro jurídico para as relações entre a UE e Cuba e prevê o reforço do diálogo político, a melhoria da cooperação bilateral e o desenvolvimento de ações comuns em instâncias multilaterais.

De acordo com a UE, o acordo visa apoiar o processo de transição da economia e da sociedade cubanas, promove o diálogo e a cooperação com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a democracia e os direitos humanos, bem como encontrar soluções comuns para os desafios globais.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas