Em 2017, franceses têm de se 'desligar' quando sairem do trabalho

Em 2017, franceses têm de se 'desligar' quando sairem do trabalho

2 Janeiro, 2017 0 Por Staline Satola

Esta é uma nova lei que entrará em vigor já a partir do dia 1 de janeiro e que pretende diminuir as horas de trabalho de cada empregado.

A partir de domingo, isto é, dia 1 de janeiro de 2017, os trabalhadores franceses passam a ter um novo direito no que diz respeito às leis laborais.

As empresas vão passar a garantir aos seus empregados o “direito a desligarem-se” da tecnologia, tudo para que se acabe com a ‘compulsiva’ mania de estar a verificar o email a qualquer hora, noticia o The Guardian.

Se trabalha em França, saiba agora que irá estar protegido pela lei quando quiser ignorar o seu smartphone. O uso exagerado destes dispositivos tem sido apontado como o culpado para problemas relacionados com a falta de sono, relações amorosas, mas também com o facto de um empregado nunca se desligar verdadeiramente do seu trabalho.

A medida foi introduzida pela ministra do Trabalho Muriam El Khomri e a partir de agora as empresas serão obrigadas a negociar com os seus trabalhadores esta questão, de modo a que se consiga reduzir a intrusão do trabalho na vida privada de cada um.

Existem algumas grandes empresas que já deram alguns passos relativamente a este nova lei, tais como a Volkswagen ou a seguradora AXA, e que passam por medidas como destruir de forma automática todos os emails que são enviados aos seus trabalhadores quando estes estão de férias.