Tecnologia

Chineses da Changhong criam smartphone com leitor de moléculas

Durante a CES 2017 o smartphone chinês Changhong H2 passou quase despercebido, mas foi um dos telefones móveis mais inovadores que passaram pela importante feira de Las Vegas.

O leitor de moléculas SCiO incorporado neste smartphone é capaz de identificar a composição química e o número de calorias presente nos alimentos.

A leitura das moléculas e quantificação das calorias é feita pelo Changhong H2 recorrendo a uma espécie de câmara traseira. A inovação chegou a ser apontada pela IBM há vários anos como tendência de investigação e desenvolvimento. A chegada ao mercado é apontada para que aconteça ainda durante o ano de 2017.

O leitor de moléculas SCiO foi desenvolvido em estreita colaboração com a ADI e a Consumer Physics. O desdobramento molecular é realizado através de uma câmara de infravermelhos que analisa a absorção da luz reflectida e realiza a impressão digital molecular da matéria em questão. Para demonstrarem o funcionamento do sistema do novo smartphone escolheram a deteção de um comprimido de Viagra num lote de fármacos contrafeitos.

As especificações do Changhong H2 em termos de smartphone são modestas: processador octa-core a 2Ghz, bateria de 3000 mAh, leitor biométrico e câmara com 16 MP.

Staline Satola

Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Related Articles

Close
Ir para a barra de ferramentas