Governo de Luanda homenageia os mártires da Baixa de Cassanje

Governo de Luanda homenageia os mártires da Baixa de Cassanje

5 Janeiro, 2017 0 Por Staline Satola

O acto contou com a presença do chefe do Estado- Maior General da FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda.

A vice-governadora da província de Luanda, Jovelina Imperial, enalteceu o 4 de Janeiro referindo ser “a homenagem a todos os soldados que lutaram pela libertação nacional, e merecida, pois, representa o acto de coragem que os mesmos tiveram e que deu a oportunidade de o povo angolano estar livre hoje”.

A governante fez estas declarações durante o acto provincial dedicado ao Dia dos Mártires da Repressão Colonial, tendo depositado uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido que jaz no cemitério da Santana, em Luanda. “O marco de Cassanje foi aquele grupo de pessoas que não aceitando as condições de trabalho que lhe foram impostas, decidiram organizar uma greve e, em consequência disso, cerca de 20 mil dos valorosos soldados combatentes foram mortos”, disse, Jovelina Imperial.

A responsável salientou que a data deve ser aproveitada para se contar a história de Angola aos jovens. Defendeu que a mesma deve ser vista como uma data de reflexão, sobre de onde é que o povo angolano saiu, onde está e para onde é que pretende ir.

Via OPAÍS