Dicas!Saúde

5 fatores distintos que podem desencadear o cancro

Uma vez que grande parte dos casos de cancro estão associados ao estilo de vida, existem hábitos diários que podem ajudar a prevenir o aparecimento da doença.

O cancro é uma doença do foro oncológico que tem origem na proliferação das células de forma anormal e a diminuição da apoptose – termo científico usado para descrever a morte programa das células, algo que acontece naturalmente ao longo da vida.

O cancro é uma doença multifatorial que tem como principais desencadeadores a genética, a má alimentação e o estilo de vida desequilibrado, onde se inclui o stress excessivo, os maus hábitos (consumo exagerado de bebidas alcoólicas e tabaco) e o sedentarismo.

Por depender, em parte, daquilo que faz todos os dias, o cancro pode ser prevenido ou evitado com simples gestos diários, como já lhe revelámos aqui. Mas não basta comer bem para se prevenir o aparecimento da doença, diz o site Medical Daily.

Embora os cancros não sejam todos iguais e cada caso seja um caso (seja no que diz respeito ao aparecimento como ao tratamento da doença), existem aspetos a ter em conta na hora de reduzir o risco de ter a doença, como é caso do processo anti-inflamatório, da menopausa, da andropausa e do stress. Vejamos um a um:

Inflamação crónica – A presença constante de inflamações no organismo é um dos fatores que mais contribui para a incapacidade das células se suicidarem. Quando a apoptose está em causa, a proliferação das células cancerígenas é maior e quanto maior for a exposição aos agentes inflamatórios, pior.

A exposição ao tabaco, o vírus do papiloma humano, a pacreatite crónica e ainda a cirrose (todos eles agentes inflamatórios ou resultado de um processo inflamatório crónico) aumentam o risco de cancro.

Seguir uma alimentação saudável, como a dieta mediterrânea, e evitar ao máximo os alimentos inflamatórios é fundamental para evitar riscos maiores, diz a publicação, salientando ainda a importância de consumir antioxidantes.

Exercício físico – Uma vez que as células cancerígenas se alimentam do açúcar, deixar de consumir este ingrediente é um dos primeiros passos a ter em conta. Mas não o único. A prática de exercício físico é importante para alimentar com oxigénio os tecidos e as células, evitando que a glicose se penetre e faça aumentar o número e a intensidade das células cancerígenas.

Extrato de chá verde – O chá matcha pode ser uma excelente opção, uma vez que é obtido após a trituração das folhas de chá verde, o que permite que seja consumido na sua totalidade – algo que permite ainda que o corpo obtenha o máximo de benefícios. O segredo aqui está no poder antioxidante, fundamental para limpar o organismo, nutrir as células boas e combater as más, especialmente quando se trata de cancros orais.

Menopausa e andropausa – Estas duas fases da vida feminina e masculina podem ser um trampolim para o aparecimento de determinados tipos de cancro, diz a publicação. Em causa, diz a publicação, estão as mudanças hormonais que ocorrem na idade avançada e que devem ser atenuadas o quanto antes, sob a pena de surgirem vários problemas de saúde, incluindo o cancro. O mais indicado é procurar um médico assim que os primeiros sinais de menopausa e andropausa surgem, pois só assim é que será possível perceber qual a terapêutica mais adequada para cada caso.

Stress – Quanto maior for a produção de cortisol, menor é a produção e eficácia de melatonina, hormona fundamental para o bom funcionamento do sistema imunitário. Quando o sistema imunitário está em baixo, a sua capacidade de combater os ‘inimigos’ é menor, situação que se pode agravar nos casos de cancro, uma vez que os elevados níveis de stress estão associados a uma menor qualidade de sono e ainda a escolhas alimentares menos saudáveis, formando-se, assim, um trio que pode ser fatal.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas