Como acabar com uma discussão em 5 passos

Como acabar com uma discussão em 5 passos

7 Março, 2017 0 Por Staline Satola

Numa relação amorosa existirão sempre discussões, saiba como lidar com elas.

Independentemente de se amarem e darem muito bem, em algum momento da relação amorosa vão surgindo discussões – pequenas ou maiores.

Em caso de discussão é preciso ter calma, perceber os problemas de cada um e tentar resolver as coisas pelo melhor, sem deixar a discussão alastrar. Mas como é que isso se faz?

O site Pure Wow falou com vários especialistas em terapia de casal e revela os cinco passos simples para acabar com uma discussão:

1º passo: Respire bem fundo algumas vezes

Isto vai levar mais oxigénio ai seu cérebro e permitir-lhe pensar de forma mais clara, reduzindo a adrenalina ou raiva que a situação inicial lhe posso estar a provocar.

2º passo: Deem espaço e tempo um ao outro e deixem a discussão ‘acalmar’. Se uma discussão está acesa às vezes é preferível irem cada um para seu lado espairecer e terminar a discussão mais tarde, de cabeça mais fria. Nesses casos também é preferível dormir sobre o assunto em vez de passarem a noite a discutir porque não querem ir dormir chateados.

3º passo: Oiça verdadeiramente o que o seu parceiro está a dizer

Em vez de estar só à espera que a outra pessoa acabe de falar para mostrar o seu ponto de vista, oiça o que ela está a dizer e analise o que percebeu em relação à posição dela. Depois em vez de tentar impôr as suas ideias, aponte as situações em que concorda com o seu parceiro e aquelas que considera que não estão bem e porquê.

4º passo: Explique como é que as ações do seu parceiro o fazem sentir

Explique como é que certas ações do seu parceiro o fazem sentir e aponte-lhe as formas de mudar. Dando-lhe um caminho será mais fácil para ele/ela perceber onde está a errar e como pode melhorar.

5º passo: Tentem chegar a um compromisso

Lembre-se que em todas as relações é preciso dar e receber. Em vez de se focar em ‘ganhar’ a discussão, tente considerar as possibilidades de conseguirem chegar a um compromisso que agrade a ambos. Pôr as necessidades da sua relação acima das suas necessidades individuais vai ajudá-lo a ter uma relação mais feliz. Ou então pense nas consequências de continuar a insistir na discussão, será que a relação vai resistir? E vale a pena uma medida tão drástica?