Tecnologia

Bill Gates, fala de quem copiou quem?

Sendo uma das pessoas mais importantes para a história computação pessoal e para o meio da tecnologia como um todo, Bill Gates resolveu fazer sua primeira sessão de perguntas e respostas no Reddit.

O magnata e filantropo começou um tópico no fórum pedindo para que os usuários lhe perguntassem qualquer coisa, e adivinha qual questionamento apareceu logo de cara: “você copiou Steve Jobs ou ele copiou você?”.

A questão foi levantada pelo usuário “HalesOwnShrek”, que se referia ao debate primordial entre fanboys da Microsoft e da Apple: quem copiou quem na criação da interface gráfica que revolucionou a computação pessoal no Windows e o Mac?

Gates, sem titubear, resolveu responder a polêmica pergunta e, para a surpresa geral de quem acompanhava a sessão de perguntas e respostas, ele fez a seguinte revelação:

Nós dois nos beneficiamos do trabalho que a Xerox Parc fez

“A principal ‘copiação’ que aconteceu em relação a Steve e eu foi, na verdade, o fato de que nós dois nos beneficiamos do trabalho que a Xerox Parc fez ao criar a interface gráfica. Não foram só eles que fizeram isso, mas o trabalho deles foi o melhor”, escreveu Gates em sua resposta. Ele ainda explicou que, apesar Microsoft e Apple terem se inspirado no que uma concorrente em comum fez, a situação não foi nada ilegal. “Steve contratou Bob Belville, eu contratei Charles Simonyi. Nós não violamos nenhuma patente da Xerox, mas o trabalho deles mostrou o caminho que levou à criação do Windows e do Mac”, completou.

Apesar de o debate entre fanboys de plataformas desktop como o Windows e o macOS já ter se apagado bastante agora que os malucos por Android e iOS estão tentando se matar na web, é interessante ter uma resolução oficial de uma das mais antigas picuinhas de todas.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Veja também!

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas