BNA regista queda de 10% nas notas e moedas em circulação

BNA regista queda de 10% nas notas e moedas em circulação

8 Março, 2017 0 Por Staline Satola

Angola tinha em circulação, em Janeiro, notas e moedas no valor de Kz 447.718 milhões de kwanzas (equivalente a 2.750 milhões), uma quebra de 10 por cento no espaço de um mês que também justifica a valorização da moeda nacional no mercado paralelo.

De acordo com dados do Banco Nacional de Angola (BNA) a que a Lusa teve acesso, sobre a Base Monetária Ampla do país, entre Dezembro e Janeiro deixaram de estar em circulação (física) no país Kz 48.661 milhões (mais de USD 300 milhões de euros).

Por outro lado, há várias semanas que é habitual formarem-se longas filas nas poucas caixas da rede interbancária (multicaixa) com notas disponíveis para levantamento.

“Dei voltas e encontrei quase 10 multicaixas sem dinheiro ou desligadas. Tenho várias pessoas à minha frente, mas vou ter de esperar porque preciso de levantar dinheiro ainda hoje, para pagar as minhas contas”, contou à Lusa Maria João, uma das clientes que fazia fila numa ATM na zona do Kinaxixi, centro de Luanda.

No final de 2015, Angola tinha em circulação Kz 519.588 milhões e um ano antes Kz 477.975 milhões.

Um dos efeitos mais visíveis da descida de notas e moedas em circulação em Janeiro, conforme a Lusa constatou numa ronda pelas ruas de Luanda, é a subida do valor do kwanza, travando a valorização do dólar norte-americano no mercado paralelo.

Depois de máximos de 500 kwanzas por cada dólar, nos primeiros dias do ano, comprar a nota norte-americana desce entretanto 22 por cento, para menos de 390 kwanzas.