Angola

Cancro da mama aumentou nos dois últimos anos no país

O cancro da mama é o câncer com mais diagnósticos apurados nos anos de 2015 e 2016, em todo país, com 230 e 248 casos, respectivamente, de acordo com informações disponíveis no Instituto Angolano do Controlo do Câncer.

A informação foi prestada esta terça-feira, em Luanda, pela Oncologista Clínica Albertina de Carvalho Manaça, durante uma palestra subordinada ao tema ‘’O Cancro da mama e da próstata’’, organizada pelo Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e de Água (IRSEA), enquadrada nos festejos do dia internacional da mulher (8 de Março).

De acordo com a especialista, nas posições imediatas estão o cancro do colo uterino, com 198, em 2015 e 230 no ano passado, seguido pela próstata, com 98 (2015) e 72 (2016).

A médica, que falava para mais de 50 trabalhadores, aconselha as pessoas que foram diagnosticadas com esta enfermidade à contactarem com urgência os serviços de saúde especializados, para terem a possibilidade de fazerem o tratamento e quiçá se curarem.

“Para os pacientes que estão em casa faço um alerta para que procurem os hospitais, não necessariamente o Instituto do Cancro, mas pode ser num posto ou centro médico, mesmo a um hospital municipal, para serem avaliados. Se realmente não conseguirem detectar alguma coisa serão encaminhados ao hospital de especialidade, para o devido acompanhamento’’, rematou.

De acordo com dados disponíveis, o cancro da mama é o tumor maligno mais frequente na mulher, enquanto a próstata é uma glândula exócrina que faz parte do sistema genital masculino.

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas