Carnaval 2017: Mundo da Ilha quebra jejum de oito anos, e fatura 3 milhões

Carnaval 2017: Mundo da Ilha quebra jejum de oito anos, e fatura 3 milhões

2 Março, 2017 0 Por Staline Satola

O grupo carnavalesco União Mundo da Ilha venceu o Carnaval 2017 em Luanda, cujo desfile foi realizado terça-feira, na avenida Dr. António Agostinho Neto, Marginal da Praia do Bispo, ao totalizar 890 pontos, quebrando um jejum de oito anos desde a conquista do último título.

Como prémio, o grupo recebe, este domingo, a quantia de três milhões de kwanzas.

A segunda posição coube ao Unidos Recreativo do Kilamba, com 824 pontos, seguido do União 54 com 792 pontos. O segundo classificado recebe dois milhões de kwanzas e o terceiro um milhão e duzentos mil kwanzas.
Segundo o presidente do júri da classe A, Carlos Lamartine, o estilo de dança semba, alegoria, painel, falange de apoio e a coreografia inspirada no tema “Diversificação da economia”, como aposta no turismo como um sector de diversificação da economia nacional, passaram para os pontos atributos e levaram o grupo à conquista do 13.º título.
Recordista em títulos, o grupo, de uma maneira geral, disse Carlos Lamartine, teve melhor capacidade de exploração do espaço, melhor representação e interpretação do tema, durante a sua exibição, facto que assegurou a conquista do primeiro lugar, argumentou o presidente do júri, depois de ter anunciado a classificação, na Liga Africana.
O presidente do conselho fiscal e comandante do Mundo da Ilha, Armando Pascoal, acredita que um dos factores que levou o grupo a conquistar o prémio foi a aposta na reestruturação da direcção com a renovação do mandato e melhoria das alas dançantes.
Outros aspectos apontados pelo responsável foram ainda a maior colaboração de todos, e o resgate dos integrantes antigos e experientes do grupo até então afastados: “a unificação de todos esses elementos foi fundamental para que o grupo pudesse conquistar o troféu”, reconheceu Armando Pascoal.
Na ordem classificativa, o União Kiela ficou na quarta posição, seguindo-se o Jovens da Cacimba, na quinta, e o Njinga Mbandi como sexto classificado. Recordar que o União Njinga Mbandi foi o grande vencedor da edição passada.
Na sétima e oitava posições, ficaram o União Kabocomeu e o 10 de Dezembro respectivamente. O União Sagrada Esperança ficou com a nona posição, enquanto o décimo classificado foi o Twabixila, do município de Viana.

Do décimo primeiro ao décimo quarto, ficaram o Kazukuta do Sambizanga, Etu Mudietu, Povo da Samba e 17 de Setembro que na próxima edição disputam na classe B.

No desfile de domingo da classe B, sagrou-se vencedor o grupo União Geração do Mar, do distrito da Samba, com 768 pontos, sendo as posições posteriores ocupadas pelo União Twufundumuka do Rangel, como 749, e União Juventude da Kapalanga, Viana, com 731pontos, União Geração Sagrada e Domant. Esses cinco grupos, de acordo com o regulamento ascendem ao escalão A na próxima edição do Carnaval de Luanda.
Dos 14 grupos que disputaram a classe infantil, os três primeiros lugares foram conquistados pelos Cassules Viveiros do Njinga Mbandi, pela segunda vez consecutiva, como 848 pontos, Mundo da Ilha, com 845 e Jovens da Cacimba, com 758.