Plum Angola

Carnaval 2017: Mundo da Ilha quebra jejum de oito anos, e fatura 3 milhões

O grupo carnavalesco União Mundo da Ilha venceu o Carnaval 2017 em Luanda, cujo desfile foi realizado terça-feira, na avenida Dr. António Agostinho Neto, Marginal da Praia do Bispo, ao totalizar 890 pontos, quebrando um jejum de oito anos desde a conquista do último título.

Como prémio, o grupo recebe, este domingo, a quantia de três milhões de kwanzas.

A segunda posição coube ao Unidos Recreativo do Kilamba, com 824 pontos, seguido do União 54 com 792 pontos. O segundo classificado recebe dois milhões de kwanzas e o terceiro um milhão e duzentos mil kwanzas.
Segundo o presidente do júri da classe A, Carlos Lamartine, o estilo de dança semba, alegoria, painel, falange de apoio e a coreografia inspirada no tema “Diversificação da economia”, como aposta no turismo como um sector de diversificação da economia nacional, passaram para os pontos atributos e levaram o grupo à conquista do 13.º título.
Recordista em títulos, o grupo, de uma maneira geral, disse Carlos Lamartine, teve melhor capacidade de exploração do espaço, melhor representação e interpretação do tema, durante a sua exibição, facto que assegurou a conquista do primeiro lugar, argumentou o presidente do júri, depois de ter anunciado a classificação, na Liga Africana.
O presidente do conselho fiscal e comandante do Mundo da Ilha, Armando Pascoal, acredita que um dos factores que levou o grupo a conquistar o prémio foi a aposta na reestruturação da direcção com a renovação do mandato e melhoria das alas dançantes.
Outros aspectos apontados pelo responsável foram ainda a maior colaboração de todos, e o resgate dos integrantes antigos e experientes do grupo até então afastados: “a unificação de todos esses elementos foi fundamental para que o grupo pudesse conquistar o troféu”, reconheceu Armando Pascoal.
Na ordem classificativa, o União Kiela ficou na quarta posição, seguindo-se o Jovens da Cacimba, na quinta, e o Njinga Mbandi como sexto classificado. Recordar que o União Njinga Mbandi foi o grande vencedor da edição passada.
Na sétima e oitava posições, ficaram o União Kabocomeu e o 10 de Dezembro respectivamente. O União Sagrada Esperança ficou com a nona posição, enquanto o décimo classificado foi o Twabixila, do município de Viana.

Do décimo primeiro ao décimo quarto, ficaram o Kazukuta do Sambizanga, Etu Mudietu, Povo da Samba e 17 de Setembro que na próxima edição disputam na classe B.

No desfile de domingo da classe B, sagrou-se vencedor o grupo União Geração do Mar, do distrito da Samba, com 768 pontos, sendo as posições posteriores ocupadas pelo União Twufundumuka do Rangel, como 749, e União Juventude da Kapalanga, Viana, com 731pontos, União Geração Sagrada e Domant. Esses cinco grupos, de acordo com o regulamento ascendem ao escalão A na próxima edição do Carnaval de Luanda.
Dos 14 grupos que disputaram a classe infantil, os três primeiros lugares foram conquistados pelos Cassules Viveiros do Njinga Mbandi, pela segunda vez consecutiva, como 848 pontos, Mundo da Ilha, com 845 e Jovens da Cacimba, com 758.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas