Curiosidades

Por que a chuva traz aquele cheirinho bom

Aquele cheiro que sentimos quando começa a chuva, ele traz um senso de calma para o mundo.

Mas você sabia que ele também pode te matar? Isso mesmo, a chuva lança bactérias (maioria inofensiva) no ar e, em casos raros, pode espalhar doenças. Os cientistas não entendiam completamente como o processo funciona até agora.

Um grupo de engenheiros mecânicos publicou um estudo na Nature, nesta quarta-feira, que explica como os cheiros terrosos conseguem chegar do chão para o seu nariz.

Uma substância química chamada geosmina é responsável pelo aroma que acompanha a chuva e também é parte da razão pela qual as beterrabas têm o cheiro que têm. Isso já é compreendido há algum tempo. Mas os cientistas não sabiam como esse cheiro era espalhado pelo ar por gotas minúsculas de chuva. A NPR afirma:

Usando câmeras de alta velocidade e corante fluorescente, os pesquisadores filmaram gotas d’água conforme elas caíam em diferentes tipos de solo, infundidas com bactéria. Eles observaram enquanto as gotas delicadamente catapultavam os micróbios ao ar.

Quando uma gota de chuva atinge o chão na velocidade certa, ela apanha bolhas de ar abaixo de si, cada uma menos espessa que um fio de cabelo humano.

Conforme as bolhas estouram, elas mandam um spray de jatos minúsculos de água no ar, às vezes carregando bactérias com elas.

Imagem: Young Soo Joung

A equipe descobriu que uma gosta de chuva borrifa centenas de gotas minúsculas, cada uma delas carregando milhares de bactérias vivas.

A bactéria consegue sobreviver na gota quase invisível por cerca de uma hora. Uma vez transportada pelo ar, a bactéria é carregada pelo vento. Cullen Buie, uma das pesquisadoras no projeto, diz que o próximo passo será descobrir o quão longe a bactéria consegue viajar.

A bactéria não é grande coisa.Não vai te machucar. Mas a razão pela qual Buie e seus parceiros começaram esse estudo foi porque um cientista britânico entrou em contato com eles, preocupado com a propagação de melioidose durante a temporada chuvosa no Sudeste Asiático e no norte da Austrália. A doença infecciosa é tratável, mas sem os antibióticos apropriados pode ter taxa de mortalidade de 90%.

Esses pesquisadores não são os primeiros a conectar a propagação de melioidose à precipitação de chuva, mas eles estão acrescentando elementos à nossa compreensão. E querem enfatizar que você não deveria se preocupar com essa doença extremamente rara. Para quase todo mundo, respirar o ar fresco depois de uma chuva não deve ser problema algum.

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas