CulináriaDicas!

Comer iogurte pode ajudar a aliviar sintomas de depressão

Estudo sugere que as bactérias lácteas do iogurte podem ajudar pessoas que sofrem de depressão e ansiedade.

O iogurte é o leite fermentado por ação de bactérias lácteas probióticas – as Lactobacillus acidophilus – sob determinadas condições de temperatura e tempo.

Estas bactérias probióticas podem ser tão benéficas para o microbioma do intestino, que até podem ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, segundo descobriu um novo estudo publicado na revista Scientific Reports.

A depressão é um grande problema que afeta uma boa parte da população e os tratamentos, apesar de poderem funcionar, têm muitos efeitos secundários.

Segundo os investigadores, a descoberta destes efeitos benéficos das bactérias probióticas Lactobacillus poderá levar à criação de novas estratégias para tratar problemas psiquiátricos.

O principal autor do estudo, Alban Gaultier, da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, “o poderá ajudar-nos a não nos preocuparmos com drogas complexas e efeitos colaterais quando podemos apenas jogar com o microbioma. Seria mágico mudar apenas a sua dieta, mudar as bactérias que toma, e reparar a sua saúde – e o seu humor.”

Segundo reporta o site Indian Express, este estudo realizado em ratos descobriu um mecanismo específico pelo qual a bactéria Lactobacillus afeta o humor, dando origem a uma ligação direta entre a saúde do microbioma do intestino e a saúde mental.

Para este estudo a equipa de investigadores induziu sintomas de depressão em ratos para analisar a composição do seu microbioma intestinal e descobriu que a maior mudança era a perda de lactobacillus. Com esta perda começaram os sintomas de depressão, mas ao alimentar os ratos com lactobacillus o seu humor quase voltou ao normal, segundo destacam os investigadores.

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d bloggers like this:
Ir para a barra de ferramentas