Dicas que o ajudarão a ter palavras-passe mais seguras

Dicas que o ajudarão a ter palavras-passe mais seguras

7 Março, 2017 0 Por Staline Satola

Estar inscrito em vários serviços online fará com que tenha de se lembrar de várias palavras-passe.

A segurança biométrica está a tornar-se cada vez mais comum nos dispositivos eletrónicos, pelo que é apenas uma questão de tempo até os seus olhos e as suas impressões digitais serem o método-padrão de aceder às suas contas em plataformas digitais.

Entretanto, nota o Real Simple terá de continuar a usar as palavras-passe, certificando-se no entanto que as usa da forma mais indicada.

A primeira forma de garantir uma maior segurança é ter uma palavra-passe diferente para cada um dos serviços em que está inscrito. Sim, não é fácil lembrar-se de todas mas assim terá a certeza que, caso alguém tenha acesso a uma das palavras-passe, não está completamente comprometido. Se não tiver uma para cada serviço, certifique-se que os mais importantes – e-mail, bancos, etc – têm direito à sua palavra-passe única.

Mesmo assim pode não se lembrar de todas as suas palavras-passe. A segunda forma de garantir mais segurança é aderir a serviços onde possa encontrar todas as suas palavras-passe caso lhe falhe a memória. Não estamos a falar de um caderno com folhas de papel mas sim de serviços como o LastPass ou até um documento online Google, onde possa aceder sempre que precise de se recordar de alguma palavra-passe em particular.

Ter este recurso para a memória permitir-lhe-á usufruir de uma maior liberdade para escolher palavras-passe. Em vez de pequenas senhas, poderá ir além dos dez caracteres e escolher palavras-passe que nada tenham a ver consigo. Em vez de nomes e datas importantes, escolha frases completas. Não esquecer também que deverá mudar as suas palavras passe (pelo menos as mais importantes) com frequência.