Tecnologia

Dicas que o ajudarão a ter palavras-passe mais seguras

Estar inscrito em vários serviços online fará com que tenha de se lembrar de várias palavras-passe.

A segurança biométrica está a tornar-se cada vez mais comum nos dispositivos eletrónicos, pelo que é apenas uma questão de tempo até os seus olhos e as suas impressões digitais serem o método-padrão de aceder às suas contas em plataformas digitais.

Entretanto, nota o Real Simple terá de continuar a usar as palavras-passe, certificando-se no entanto que as usa da forma mais indicada.

A primeira forma de garantir uma maior segurança é ter uma palavra-passe diferente para cada um dos serviços em que está inscrito. Sim, não é fácil lembrar-se de todas mas assim terá a certeza que, caso alguém tenha acesso a uma das palavras-passe, não está completamente comprometido. Se não tiver uma para cada serviço, certifique-se que os mais importantes – e-mail, bancos, etc – têm direito à sua palavra-passe única.

Mesmo assim pode não se lembrar de todas as suas palavras-passe. A segunda forma de garantir mais segurança é aderir a serviços onde possa encontrar todas as suas palavras-passe caso lhe falhe a memória. Não estamos a falar de um caderno com folhas de papel mas sim de serviços como o LastPass ou até um documento online Google, onde possa aceder sempre que precise de se recordar de alguma palavra-passe em particular.

Ter este recurso para a memória permitir-lhe-á usufruir de uma maior liberdade para escolher palavras-passe. Em vez de pequenas senhas, poderá ir além dos dez caracteres e escolher palavras-passe que nada tenham a ver consigo. Em vez de nomes e datas importantes, escolha frases completas. Não esquecer também que deverá mudar as suas palavras passe (pelo menos as mais importantes) com frequência.

 

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas