Encarregados de educação devem ensinar os filhos a cuidar das escolas

Encarregados de educação devem ensinar os filhos a cuidar das escolas

9 Março, 2017 0 Por Staline Satola

O pastor da Igreja Evangélica dos Irmãos de Angola (IEIA) no Bié, Bernardo Capeio aconselhou, quarta-feira, no Cuito, os pais e encarregados de educação no sentido de ensinar os filhos a cuidar das instituições escolares erguidas nas comunidades.

Falando sobre o projecto da IEIA direccionado a construção de novas escolas na região, o pastor Bernardo Capeio reafirmou a importância dos encarregados de educação insistir na responsabilização dos alunos/filhos, quanto a conservação das escolas.

“Os alunos são os beneficiários direito dos investimentos do Governo e parceiros sociais quanto as escolas, por isso devem ser aconselhados a valorizar os esforços e participar na sua conservação”, elucidou.

Recordou que a Igreja Evangélica dos Irmãos de Angola com financiamento da Organização Não Governamental Americana “ RISE” vai erguer, este ano, duas escolas com quatro salas de aulas cada, nos municípios do Cunhinga e Cuito (Bié).

Bernardo Capeio salientou que as novas salas de aulas permitirá o ingresso de mais crianças no sistema normal de ensino, melhorar as condições de aprendizagem e erradicar o analfabetismo nas comunidades.

“A IEIA no Bié com o apoio da RISE, nos últimos 14 anos, colocou a disposição da população mais de 60 salas de aulas nos municípios do Cuito, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Andulo, Chinguar e Nhârea.

A província com uma população de um milhão, 455 mil e 255 Habitantes, o sector da educação conta com 13 mil e 569 professores e quatro mil e 221 salas de aula. No presente ano lectivo, estão matriculados 622 mil e 652 alunos da primária ao ensino secundário.