Curiosidades

Como é então feito o cálculo da idade do cão?

O cálculo da idade de cada cão varia consoante o porte e a raça, ou seja, os cães de grande porte apresentam um envelhecimento mais rápido face aos de pequeno porte.

Outro ponto que deve ser levado em consideração para quantificar a idade real de um cão é o seguinte: o envelhecimento do cão é mais acentuado nos dois primeiros anos de vida, ou seja, para a maioria das raças o primeiro ano de vida corresponde a 15 anos relativamente à idade humana, enquanto que o segundo ano corresponde aos 24 anos da idade humana. Após o terceiro ano de vida do cão, o cálculo sofre uma pequena alteração e a partir daí cada um envelhece de acordo com o seu porte e raça.

Assim sendo, a média (a partir dos 3 anos) é a seguinte: para cães de pequeno porte podemos multiplicar a sua idade por 5 e para cães de porte médio multiplicamos a sua idade por 6 e multiplicamos a sua idade por 7 ou por 8 se forem cães de grande porte.

A tabela explicativa da idade do cão / idade humana

 

Tabela comparativa da idade do cão e idade humana

Tabela comparativa da idade do cão com a idade humana

sperança média de vida por raça

  • 7-10 anos – Grande Danois, Newfoundland, King Charles Spaniel;
  • 9-11 anos – São Bernardo, Bloodhound, Chow Chow, Boxer, Bulldog Francês;
  • 10-13 anos – Airdale Terrier, Dalmatian, German Sheperd, Scottish Terrier;
  • 12-15 anos – Beagle, Bichon, Frise, Collie, Doberman, Papillon, Pomeranian;
  • 14-16 anos – Boston Terrier, Cairn Terrier, Cocker Spaniel, Chihuahua, Corgie, Golden Retriever, Irish Setter, Jack Russel Terrier, Maltese Terrier, Poodl, Schnauzer, Shih Tzo, West Highland White Terrier, Yorkshire Terrier;
  • 15-18 anos – Dachshund, Poodle, Chihuahua;

 

Estes dados são apenas indicativos, uma vez que depende do dono procurar dar uma tranquila e relaxada velhice ao seu cão e contribuir para que a sua vida seja a mais duradoura e feliz quanto possível.

Sinais de velhice dos cães

Tal como os humanos, também os cães não envelhecem do mesmo modo. Existem cães com alguma idade que ainda correm e saltam, não apresentando qualquer sinal de velhice. A verdade é que a esperança média de vida do cão também tem vindo a aumentar, não só devido aos cuidados generalizados dos donos, mas também devido à diversificada oferta na alimentação, o que contribui para que as necessidades do cão sejam supridas em cada fase da vida.

  • Até 7 Kg – primeiros sinais de velhice entre os 9 e os 11 anos
  • De 8 a 25 Kg – primeiros sinais de velhice entre os 7 e os 9 anos
  • De 25 a 40 Kg – primeiros sinais de velhice entre os 6 e os 8 anos
  • Mais de 40 Kg – primeiros sinais de velhice entre os 4 e os 6 anos

 

@raimundo

Tags

Staline Satola

Estudante do curso de Informática e Telecomunicações, faculdade de Engenharia, Univerdade Óscar Ribas. Trabalho com gestão de conteúdo desde 2012! Atualmente procurando aprender mas acerca de CMS (WP).

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
Ir para a barra de ferramentas