EUA: Trump quer extinguir o financiamento público das Artes

EUA: Trump quer extinguir o financiamento público das Artes

16 Março, 2017 0 Por Staline Satola

Presidente norte-americano quer eliminar duas principais entidades que ajudam ao nascimento de ideias artísticas (nas suas várias vertentes) para fundos federais.

Era previsível que a relação entre a pasta da Cultura norte-americana e Donald Trump não viesse a ser a melhor, sobretudo quando o Presidente já responde a vídeos onde é satirizado e até morto, como foi o caso do último vídeo idealizado por Snoop Dogg, que até levou o magnata a sugerir que este fosse preso.

Esta ideia comprova-se com a sua mais recente proposta: eliminar as duas entidades destinadas a ajudar o panorama cultural norte-americano, a National Endowment for the Arts e a National Endowment for the Humanities.

Mas não é tudo. Na sua ideia de Orçamento, Trump quer também redirecionar as ajudas financeiras para as transmissões televisivas públicas, como é o caso da PBS; tal como para a rádio, neste caso a estação National Public Radio. A seu ver, as verbas gastas para estes serviços devem ir para os fundos federais.

Combinados, e caso esta ideia se concretize, o New York Times diz serem mais de 300 milhões de dólares que passam a ter outro destino que não as artes e a informação e divulgação da mesma, montante esse que, por sinal, representa apenas 0.003% dos mais de 4 mil milhões de dólares que os Estados Unidos têm para distribuir na sua ideia de Orçamento de Estado.

Com estes cortes, vários museus que atualmente são gratuitos podem, por isso, vir a ser pagos. Outras entidades de renome, como o Instituto Smithsonian, podem também vir a ser seriamente afetados.