Facebook cria novo mecanismo que simplifica criação de aplicações

Facebook cria novo mecanismo que simplifica criação de aplicações

15 Março, 2017 0 Por Staline Satola

O Facebook acaba de anunciar a ferramenta React Native que permite desenvolver aplicações para equipamentos móveis equipados com sistema operativo iOS e Android.

A partir de agora quem desejar desenvolver uma app não precisa de ter conhecimentos profundos de programação e código.

A Create React Native App (CRNA) elimina a necessidade de se utilizar um computador Mac ou o programa Xcode para construir aplicações para iOS. O mesmo se verifica para o caso das apps para Android, que deixam de partir da base do Android Studio. Este novo cenário é apenas possível graças à Expo (anteriormente Exponent), que é uma app que corre CRNA sem compilar código de programação nativo e permite controlar componentes do interface de utilizador UI nativos em ambas as plataformas móveis graças ao JavaScript.

Os utilizadores continuam a ter acesso a API mais elaboradas como é o caso das que dão acesso a funcionalidades variadas como câmara, contactos, mapas e autenticação por Facebook. Se for necessário aos desenvolvedores incluirem código nativo terão de ejetar e continuar a programação no Xcode ou Android Studio.

O passo dado pelo Facebook permite construir e testar muito facilmente apps para equipamentos móveis, tal como acontece com as apps para sites de Internet.